Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > NOTA - Ausência de resultados da Rede Federal no Enem 2015

NOTA - Ausência de resultados da Rede Federal no Enem 2015

Conif expressou indignação à decisão do Inep

publicado: 06/10/2016 13h40, última modificação: 06/10/2016 13h47

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro esclarece à comunidade que a avaliação da escola no Enem 2015 não foi divulgada pelo Ministério da Educação. O Campus foi a escola pública mais bem classificada de Alagoas no exame em 2014, seguido por outros campi do instituto, assim como acontece na maioria dos estados brasileiros. Apesar do ótimo desempenho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) decidiu que, neste ano, não incluiria as escolas da rede federal no resultado oficial.

Em Alagoas, por motivo desconhecido, apenas o Campus Penedo aparece na lista divulgada pelo órgão, com o melhor desempenho entre as escolas públicas do estado. O resultado comprova a qualidade do Ensino Médio da rede federal e reforça a indignação sobre a decisão do Inep, como já foi exposto pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Ontem (5), o Inep divulgou nota admitindo “equívoco” na interpretação da lei e afirmou que vai processar os resultados dos institutos federais no Enem 2015 e divulgá-los “tão logo seja possível”. O Campus Marechal Deodoro, assim como outros campi do Ifal e da rede federal em todo o país, aguarda a divulgação dos resultados para fazer as avaliações internas pertinentes e continuar oferecendo Ensino Médio e Técnico de qualidade aos seus alunos.

Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro

Veja a nota divulgada pelo Conif:

A ausência dos Institutos Federais no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 por escola, divulgado nesta terça-feira, 4/10, causou indignação ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Para buscar um esclarecimento, o Conif oficiou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) uma solicitação de reunião.

De acordo com o presidente do Conif, Marcelo Bender Machado, o Conselho não tinha ciência de que a Rede Federal seria desconsiderada na última avaliação do Enem. “As instituições da Rede vêm crescendo positivamente no ranking. Portanto, tínhamos uma expectativa diferente para a divulgação do resultado. Cabe-nos, agora, dialogar e tentar reverter esta situação”, afirma.

No resultado referente a 2014, divulgado em agosto do ano passado, as instituições da Rede Federal tiveram reconhecido desempenho e foram destaque entre as melhores do Brasil. O campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) obteve o 1º lugar entre todas as escolas públicas do país nas provas objetivas.