Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Ministério Público conscientiza estudantes do Ifal sobre eleições em Marechal Deodoro
conteúdo

Notícias

Ministério Público conscientiza estudantes do Ifal sobre eleições em Marechal Deodoro

Promotor eleitoral Sílvio Azevedo busca evitar crimes como compra e venda de votos

por Acássia Deliê publicado: 20/09/2016 22h36, última modificação: 20/09/2016 22h36
Promotor Sílvio Azevedo conscientiza estudantes sobre poder do voto

Promotor Sílvio Azevedo conscientiza estudantes sobre poder do voto

Muitos jovens com mais de 16 anos terão em 2016 a primeira oportunidade de exercer a cidadania por meio do voto no Brasil. Em Marechal Deodoro, o promotor eleitoral Sílvio Azevedo faz um trabalho de conscientização desses adolescentes, para prevenir crimes como compra e venda de votos. Nesta terça-feira (20), ele esteve no Campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) conversando com alunos sobre as eleições municipais e a importância do voto consciente. 

“Nosso foco são principalmente os jovens que estão votando pela primeira vez esse ano. É importante conscientizá-los sobre a responsabilidade do voto e preveni-los sobre a prática de crimes eleitorais. Muitos não sabem que quem vende o voto está praticando crime tanto quanto quem compra. Outros não têm a real noção do poder que possuem como eleitores”, explica Sílvio Azevedo, que atua há 18 anos como promotor eleitoral em Alagoas. 

O estudante Mateus Neri, do curso técnico de Meio Ambiente do Campus Marechal Deodoro, participou da discussão e destacou o papel que deve ser desempenhado por vereadores e prefeitos. “Os prefeitos executam as políticas públicas e cabe aos vereadores fiscalizarem os trabalhos dos prefeitos”, disse o estudante, respondendo ao questionamento do promotor. 

A diretora-geral do Campus Marechal Deodoro, Marília Gois, também participou do debate, que classificou como fundamental na formação política dos estudantes: “Ficamos muito felizes pela iniciativa do Ministério Público de vir até a escola fazer esse trabalho de conscientização. É essencial que os estudantes, assim como toda a sociedade, escolham seus representantes com absoluta consciência”.