Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > LUTO OFICIAL - Homenagem a Nelson da Rabeca

LUTO OFICIAL - Homenagem a Nelson da Rabeca

publicado: 22/04/2022 14h45, última modificação: 22/04/2022 15h33
Exibir carrossel de imagens Nelson e sua rabeca. Foto: Renata Baracho [Blog Vidas Anônimas, 2015].

Nelson e sua rabeca. Foto: Renata Baracho [Blog Vidas Anônimas, 2015].

O Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro decretou luto oficial (Portaria 1315/2022/IFAL-MD) pelo falecimento do rabequista e compositor brasileiro Nelson dos Santos, o Nelson da Rabeca, ocorrido na manhã desta sexta-feira (22). Nelson tinha 81 anos e além de grande símbolo da cultura alagoana, era uma referência marcante para trabalhadores e estudantes do campus.

Sempre receptivo e atencioso à comunidade do campus, era tema constante de trabalhos escolares e presença frequente nos eventos culturais promovidos pela escola. Era tão querido que deu nome à principal representatividade dos estudantes no Ifal - Campus Marechal Deodoro: o Grêmio Estudantil Livre Nelson da Rabeca

Ilustrações se transformaram nas capas dos cadernos do campusNos anos de 2018 e 2019, o instrumentista foi novamente homenageado pelos estudantes nas ilustrações vencedoras dos concursos para as capas dos cadernos escolares daqueles anos. A arte de 2018 foi produzida com lápis de cor pela estudante Crislaine Rodrigues e o amigo José Wendson Viturino, então estudantes do curso técnico em Guia de Turismo. Já em 2019, o desenho foi feito pela estudante Juliane Campos, do curso técnico em Guia de Turismo, usando caneta, hidrocor e tinta guache.

Nascido em 1941, no município de Joaquim Gomes, Nelson sempre trabalhou na lavoura da cana-de-açúcar, até que aos 54 anos, depois de ver um violino pela televisão, decidiu construir e tocar seu próprio instrumento, a rabeca. Ele se estabeleceu com a família no município de Marechal Deodoro e, desde então, ganhou reconhecimento nacional e internacional com seu trabalho musical.

Ao longo da carreira, ele construiu mais de seis mil rabecas e gravou quatro álbuns musicais. O último deles foi lançado em 2018 com o músico suíço Thomas Rohrer. Em seus shows e também nos discos, Nelson sempre trabalhava em parceria com sua esposa, Benedita da Silva, conhecida pelos vocais marcantes nas apresentações. Ele deixou dez filhos.

Nesse momento de luto, o Ifal - Campus Marechal Deodoro se solidariza com a família e os amigos de Nelson, registrando a homenagem da instituição a um dos principais ícones culturais do Brasil e um dos maiores músicos que o país já gerou.

Que Nelson da Rabeca continue a viver por meio do seu legado, que continue sendo referência para nossos servidores e estudantes e que inspire nosso país a valorizar a arte e a cultura como instrumentos de transformação social. Muito obrigado, Nelson.

A Direção.

Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro

Capas vencedoras dos cadernos escolares homenagearam Nelson da Rabeca

Artes vencedoras homenagearam Nelson da Rabeca nos cadernos escolares em 2018 e 2019