Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Leia Mulheres faz aniversário em Marechal com freezer literário, sarau, debates e mostra fotográfica
conteúdo

Notícias

Leia Mulheres faz aniversário em Marechal com freezer literário, sarau, debates e mostra fotográfica

Atividades serão realizadas pela manhã e tarde; confira a programação e participe

por Acássia Deliê publicado: 24/07/2019 16h48, última modificação: 24/07/2019 18h17
Exibir carrossel de imagens Fotos retratam 12 anos da Lei Maria da Penha, na visão da fotógrafa Jéssica Conceição

Fotos retratam 12 anos da Lei Maria da Penha, na visão da fotógrafa Jéssica Conceição

O Projeto Leia Mulheres comemora em 2019 dois anos de existência na cidade de Marechal Deodoro, com uma programação especial de aniversário, nessa quinta-feira (25). Para começar, o projeto vai inaugurar um freezer literário, onde a população poderá pegar livros emprestados gratuitamente. E, ao longo dia, haverá também sarau de poesia e música, exposição fotográfica e debates.

O Leia Mulheres é um projeto nacional, presente em mais de 100 cidades do Brasil. Em Marechal Deodoro, é organizado por um grupo de estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), coordenado pela professora Elaine Rapôso, doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A data de 25 de julho foi escolhida para marcar a perspectiva internacional do grupo, pois é o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, em que se homenageia a líder quilombola Teresa de Benguela. 

Desde 2017, jovens deodorenses têm a oportunidade de conhecer e discutir autoras consagradas como Margaret Atwood, Angela Davis, Conceição Evaristo e Clarice Lispector. Todo mês, um encontro diferente, com um debate que ajuda a entender as obras e incentivar a leitura de livros escritos por mulheres.

A programação de aniversário será pela manhã e pela tarde. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade, no auditório do Ifal - Campus Marechal Deodoro. "

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

9h - Inauguração do Freezer Literário e da exposição fotográfica "As Mariposas", de Jessica Conceição

9h30 - Sarau das Pretas, com Mary Alves e Ticiane Simões

14h - Encontro Leia Mulheres: debate sobre o livro "Fome - uma (auto)biografia do meu corpo", de Roxane Gay

15h30 - Mesa-redonda: "A situação da mulher no Brasil hoje - gênero, raça e classe em debate", com Belmira Magalhães, Izabel Brandão e Marli Araújo

DETALHES DA PROGRAMAÇÃO

Freezer literário: será inaugurado no pátio da escola. É um freezer que foi reformado e decorado para servir como uma biblioteca itinerante. Dentro dele, ficarão livros de autoria feminina, que estudantes poderão pegar emprestado gratuitamente. O freezer continuará aberto a doações após a inauguração. Para doar um livro, procure o Leia Mulheres Marechal Deodoro no Instagram (@leiamulheresmd).

Exposição fotográfica "As Mariposas": será inaugurada no pátio da escola e ficará exposta até o dia 2 de agosto. As imagens, de autoria da fotógrafa alagoana Jéssica Conceição, retratam os 12 anos da Lei Maria da Penha na vida das mulheres. A mostra é uma parceria com o Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM).

Sarau das Pretas: a compositora e cantora Mary Alves e a atriz e poeta Ticiane Simões se juntam em uma apresentação artística que usa a música e a poesia para falar sobre resistência negra. A apresentação será no pátio da escola.

Encontro Leia Mulheres: neste mês de julho, o projeto debate o livro "Fome - uma (auto)biografia do meu corpo", da escritora estadunidense Roxane Gay. Na obra, a autora fala sobre como, após sofrer um abuso sexual aos 12 anos, passou a utilizar seu próprio corpo como um esconderijo contra os seus piores medos. Ao comer compulsivamente para afastar os olhares alheios, por anos Roxane guardou sua história apenas para si e chegou a pesar 262 quilos. O debate sobre a obra será mediado pela pela professora Elaine Rapôso e as estudantes Rosana Santos e Sara Maria, no auditório da escola.

Mesa-redonda: debate com o tema "A situação da mulher no Brasil hoje - gênero, raça e classe em debate", com participação das professoras Belmira Magalhães, Izabel Brandão e Marli Araújo. Também será mediado pela professora Elaine Rapôso e as estudantes Rosana Santos e Sara Maria, no auditório da escola. 

Programação Leia Mulheres 2 anos