Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Laboratório IFMaker produz novas fichas de acrílico para refeitório escolar no Campus Marechal
conteúdo

Notícias

Laboratório IFMaker produz novas fichas de acrílico para refeitório escolar no Campus Marechal

MÃO NA MASSA

Solução foi encontrada em parceria com o Departamento de Apoio Acadêmico
por Acássia Deliê publicado: 07/03/2024 19h46, última modificação: 07/03/2024 19h46
Exibir carrossel de imagens Estudantes usuários do Sane utilizam novas fichas de acrílico para ter acesso ao refeitório

Estudantes usuários do Sane utilizam novas fichas de acrílico para ter acesso ao refeitório

Desde quarta-feira (6), estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro notaram a diferença no atendimento do refeitório escolar: as antigas fichas de papel foram substituídas por pequenas placas de acrílico numeradas. A mudança, fruto de uma parceria entre o Departamento de Apoio Acadêmico (DAA) e o Laboratório IFMaker, facilitou a higienização dos objetos e otimizou o trabalho da equipe coordenadora do espaço.

As fichas são utilizadas diariamente para controlar a entrada e a saída de estudantes usuários do Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar, o Sane. "Foi uma solução muito bem-vinda, tanto em termos de higiene, quanto de armazenamento e manuseio", diz a chefe do DAA, Deise Mendes.

E o melhor: as novas fichas foram produzidas por estudantes de cursos técnicos e superiores vinculados ao Laboratório IFMaker do Campus Marechal Deodoro. Eles criaram o desenho gráfico a partir da demanda e realizaram os cortes com a máquina CNC LASER (Cortadora por Controle Numérico), equipamento que corta e grava com precisão em madeira, MDF, acrílico, couro e tecido. Cada ficha de acrílico possui inscrita uma numeração diferente, além da marca do Ifal. 

 Veja como funciona a CNC Laser:

"Uma das funções do Laboratório IFMaker é oferecer soluções criativas e inovadoras para as demandas internas do Campus Marechal. Temos as máquinas mais avançadas e precisamos treinar os nossos alunos interessados na área de fabricação digital no uso destes equipamentos", explica o coordenador do laboratório, Dário Nicácio.

O Laboratório IFMaker é aberto a participação de estudantes e servidores. Para utilizar o espaço, é necessário apenas agendar com a coordenação do laboratório.

Fichas de acrílico