Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Inscrições abertas para seleção da assistência estudantil nas turmas de Gestão Ambiental

Estudantes devem preencher questionário socioeconômico até o dia 10 de março de 2020

por Acássia Deliê publicado: 02/03/2020 16h08, última modificação: 02/03/2020 16h08

O Departamento de Apoio Acadêmico (DAA) abriu inscrições para a seleção do Programa de Auxílio Permanência e do Programa de Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad), para todas as turmas do curso superior em Gestão Ambiental. Estudantes devem preencher o questionário socioeconômico de 2 a 10 de março de 2020.

Clique para fazer sua inscrição.

Clique aqui para ver o edital.

O edital lançado oferece bolsas e auxílios para custear despesas como transporte, alimentação e moradia, além de incentivar práticas artísticas e desportivas entre os estudantes. São ofertadas 90 vagas para o Auxílio Permanência (Paup) e 05 vagas para o Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad), com valores dos auxílios variando de R$ 150 a R$ 350 mensais.

Para que servem os programas?

Os programas de assistência estudantil do Ifal buscam garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso de estudantes, na perspectiva da inclusão social, da formação ampliada, da produção de conhecimento, da melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida, buscando a prevenção das situações de retenção e evasão. Os programas também visam reduzir os efeitos das desigualdades socioeconômicas e culturais através da promoção e ampliação da formação integral dos/as estudantes, estimulando e desenvolvendo a criatividade e a reflexão crítica.

Programa de Auxílio Permanência (PAuP) transfere recursos financeiros a estudantes para custear despesas com transporte, alimentação, moradia, creche, atendimento educacional especializado (AEE) ou outras necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco ou vulnerabilidade social.

Já o Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad) é um programa de transferência de recursos financeiros, por meio de bolsa, que possibilita aos estudantes o despertar para as experiências artísticas ou desportivas, que possam proporcionar o reconhecimento de habilidades nas diversas linguagens artísticas (artes visuais, dança, música ou teatro) e em modalidades desportivas.