Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Inscrições abertas para programas de assistência estudantil no curso de Gestão Ambiental

Edital atende turmas 2016.2, 2017.1 e 2018.1.; inscrições terminam no dia 27 de fevereiro

por Acássia Deliê publicado: 21/02/2018 15h02, última modificação: 21/02/2018 15h11
Aula no curso superior em Gestão Ambiental

O Ifal – Campus Marechal Deodoro abriu inscrições para a seleção de programas de assistência estudantil no curso superior em Gestão Ambiental. O edital lançado oferece bolsas e auxílios para custear despesas como transporte e alimentação, além de incentivar práticas artísticas e desportivas para feras e veteranos das turmas 2016.2, 2017.1 e 2018.1.

Serão ofertadas 35 vagas para o Auxílio Permanência (Paup) e 2 vagas para o Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad). Os valores dos auxílios variam de R$ 100 a R$ 300 mensais e terão duração de dois semestres letivos.

Todas as informações sobre o processo de seleção, inclusive os documentos exigidos, devem ser previamente conferidas no edital. Clique aqui para ver o edital completo.

Como se inscrever?

As inscrições vão até o dia 27 de agosto e devem ser feitas preenchendo o cadastro socioeconômico no SIGAA, no módulo do portal discente. Todos os inscritos serão chamados para entrevistas e entrega de documentos no setor de Serviço Social, de 1 a 8 de março.

O resultado preliminar será divulgado no dia 13 de março e os recursos podem ser abertos no Serviço Social nos dias 14 e 15 de março. O resultado final sairá no dia 16 de março.

Para que servem os programas?

Os programas de assistência estudantil do Ifal buscam garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso de estudantes, na perspectiva da inclusão social, da formação ampliada, da produção de conhecimento, da melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida, buscando a prevenção das situações de retenção e evasão. Os programas também visam reduzir os efeitos das desigualdades socioeconômicas e culturais através da promoção e ampliação da formação integral dos/as estudantes, estimulando e desenvolvendo a criatividade e a reflexão crítica.

O Programa de Auxílio Permanência (PAuP) transfere recursos financeiros a estudantes para custear despesas com transporte, alimentação, moradia, creche, atendimento educacional especializado (AEE) ou outras necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco ou vulnerabilidade social.

Já o Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (PIPAD) é um programa de transferência de recursos financeiros, por meio de bolsa, que possibilita aos estudantes o despertar para as experiências artísticas ou desportivas, que possam proporcionar o reconhecimento de habilidades nas diversas linguagens artísticas (artes visuais, dança, música ou teatro) e em modalidades desportivas.