Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Inscrições abertas para concurso de música e cultura afro-brasileira no Campus Marechal

NEABI AYÓ

Estudantes podem se inscrever em cinco modalidades, de forma individual ou por turma
por Acássia Deliê publicado: 25/10/2023 21h47, última modificação: 25/10/2023 21h47

Música, dança, teatro, poesia e produção audiovisual. Estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro podem escolher entre essas cinco modalidades para se inscrever no 1º Concurso de Música e Cultura Afro-brasileira, realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi Ayó).

As inscrições podem ser feitas ATÉ O DIA 13 DE NOVEMBRO, de forma individual por qualquer estudante matriculado no campus, ou por turma.

- Clique aqui para ler o edital e fazer sua inscrição.

As propostas enviadas serão analisadas pela Comissão Julgadora do Concurso e haverá premiações para os vencedores. O concurso marca as homenagens ao Mês de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, realizadas anualmente em novembro.

O que é o Neabi?

É lei. O ensino sobre história e cultura afro-brasileira é obrigatório em todas as escolas de ensinos Fundamental e Médio no país. Essa é uma das premissas para a criação dos Neabis, os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas foram institucionalizados no Ifal pela Resolução 29/2018. O documento determina a constituição de um Neabi em cada campus do Ifal, como um setor propositivo e consultivo que estimule e promova ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, orientadas à temática das identidades e relações étnico-raciais, especialmente quanto às populações afro-brasileiras e indígenas, no âmbito da instituição e em suas relações com a comunidade externa.

O Neabi Ayó

No Campus Marechal Deodoro, o Neabi foi intitulado Ayó, fundado em 2019. Ayó significa alegria em iorubá, língua de origem nígero-congolesa. O nome foi escolhido em uma das primeiras reuniões do grupo no Campus Marechal Deodoro. Atualmente, o Neabi Ayó é composto por estudantes e servidores do Campus Marechal Deodoro.