Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Ifal realiza 1ª Semana da Mulher no Campus Marechal Deodoro
conteúdo

Notícias

Ifal realiza 1ª Semana da Mulher no Campus Marechal Deodoro

Atividades se estenderão ao longo do mês de março, incentivando e valorizando a participação feminina nos espaços sociais

por Acássia Deliê publicado: 05/03/2018 20h42, última modificação: 05/03/2018 20h54
Exibir carrossel de imagens Advogadas do Escritório da Mulher abriram programação da Semana da Mulher em Marechal Deodoro

Advogadas do Escritório da Mulher abriram programação da Semana da Mulher em Marechal Deodoro

Março começou e, com ele, mais debates sobre a participação das mulheres nos espaços sociais. No Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Marechal Deodoro, a data será marcada pela 1ª Semana da Mulher, com uma série de atividades que discutirão os direitos e as contribuições das mulheres no mundo do trabalho, além de temas voltados ao universo escolar. O evento começou nesta segunda-feira (5) e segue até a próxima sexta-feira (9), nos três turnos.

A primeira noite de atividades contou com a presença de advogadas do Escritório da Mulher, iniciativa pioneira em Alagoas que auxilia juridicamente mulheres vítimas de violência doméstica. "São diversos os tipos de violência contra a mulher, pode ser física, psicológica, moral, sexual e até financeira. É preciso que as mulheres sejam conscientes de quando estão sofrendo qualquer tipo de violência, para que busquem ajuda", explicaram a advogada Paula Lopes, ao lado da também advogada Kandysse Melo e da assistente social Ariana Honorato.

Programação

A programação da Semana da Mulher continua nesta terça-feira (6), com duas palestras voltadas a estudantes dos cursos técnicos em Guia de Turismo e Meio Ambiente e do curso superior em Gestão Ambiental. A partir das 9h40 da manhã, gestoras do ICMBio de Jequiá da Praia discutirão a participação da mulher na área da Gestão Ambiental.

Já às 14h20, e na manhã da quarta-feira (7), a assistente social do Ifal – Campus Marechal Deodoro, Evelyn Cavalcante, debaterá o bullying no ambiente escolar. Também na quarta-feira, a empresária Tatiane Brasil conversará com os estudantes sobre a participação da mulher no turismo brasileiro.

“Esse evento tem sido construído a várias mãos, com o envolvimento de vários setores da escola, como o setor pedagógico, a comunicação e as coordenações dos cursos. Esperamos que se torne tradicional em nosso calendário, porque precisamos fortalecer, cada vez mais, a presença das mulheres na ciência, nas artes e em todos os espaços sociais”, explica a professora Elaine Rapôso, membro da equipe organizadora e do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça do Ifal.

Dia Internacional da Mulher

Na quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Campus Marechal Deodoro lançará o segundo clipe do projeto Escola em Libras. Depois do Wado, agora foi a vez da cantora alagoana Fernanda Guimarães aprender um pouco da Língua Brasileira de Sinais para interpretar uma de suas músicas, Catarina Guerreira. O vídeo foi gravado com a participação de servidores e alunos da escola, além de mulheres da comunidade. O lançamento será feito nas redes sociais da instituição e no pátio da escola.

Ainda no Dia da Mulher, a professora Tina Purcel fará uma aula-show para estudantes dos cursos técnicos em Cozinha e em Hospedagem do Proeja (Educação de Jovens e Adultos), a partir das 19h, no auditório da escola.

A programação do evento termina na sexta-feira (9), com a exibição do clipe Catarina Guerreira para os estudantes do turno matutino, mas outras atividades serão realizadas ao longo do mês de março na escola.

Confira a programação completa: 

1ª SEMANA DA MULHER DO IFAL - CAMPUS MARECHAL DEODORO

Data

Hora

Atividade

Local

5/3 (segunda-feira)

19h

Debate sobre os Direitos da Mulher, com as advogadas do Escritório da Mulher

Auditório

6/3 (terça-feira)

9h40 (intervalo)

Palestra: A Mulher na Gestão Ambiental, com gestoras do ICMBIO (Jequiá da Praia)

Auditório

14h20

(intervalo)

Palestra: Bullying no ambiente escolar, com a assistente social Evelyn Cavalcante

Auditório

7/3 (quarta-feira)

9h40

(intervalo)

Palestra: Bullying no ambiente escolar, com a assistente social Evelyn Cavalcante

Auditório

14h10

Palestra: A mulher no Turismo, com a empresária Tatiane Brasil

Auditório

8/3 (quinta-feira)

15h30

Lançamento do clipe musical em Libras – Catarina Guerreira, com Fernanda Guimarães

Pátio

19h

Aula Show sobre Cozinha e Hospedagem, com a professora Tina Purcel

Auditório

9/3 (sexta-feira)

9h50

Lançamento do clipe musical em Libras – Catarina Guerreira, com Fernanda Guimarães

Pátio


OUTRAS ATIVIDADES NO MÊS DA MULHER

13/3 (terça-feira), às 9h50 - Leia Mulheres MD: debate sobre o livro Um Teto Todo Seu, de Virgínia Woolf, na Biblioteca

21/3 (quarta-feira), às 9h50 - Exibição do filme "Estrelas além do tempo", numa sessão debate com a professora Ana Paula Fiori, no Auditório (Realização: Cineclube Gênero e Diversidade)

Exposição de talentos femininos – Valorização da autoria feminina na poesia e na pintura (Realização: Leia Mulheres MD)

Quadro “Fala, garota!” – O que as estudantes têm a dizer em vídeos (Realização: Leia Mulheres MD)

Exposição de talentos femininos

Fala, Garota!