Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Ifal Marechal Deodoro realiza cursos de marcenaria e salgadeira pelo Mulheres Mil
conteúdo

Notícias

Ifal Marechal Deodoro realiza cursos de marcenaria e salgadeira pelo Mulheres Mil

publicado: 21/10/2025 11h10, última modificação: 21/10/2025 11h10

*Camylle Vitória, estagiária de jornalismo

"O protagonismo feminino deve ser incentivado em todos os espaços", com esse mote em perspectiva, o município de Marechal Deodoro está sediando iniciativas de capacitação na área de Marcenaria e Salgadeira. Desde agosto, os cursos estão sendo ofertados pelo Programa Mulheres Mil, no Campus Marechal Deodoro. 

Ao todo, foram ofertadas 68 vagas, duas turmas de 34, no turno da tarde. As aulas acontecem de segunda a quinta, para o curso de Marcenaria, com atividades práticas  realizadas na Lineart Móveis planejados, por meio de uma parceria de projeto de extensão; e às terça e quartas-feiras, para curso de Salgadeira - com práticas no Laboratório de Gastronomia do Campus. 

Eles tiveram início no dia 30 de agosto, no Auditório do Campus, com uma cerimônia da Aula Inaugural, realizada com o objetivo de apresentar para as participantes as propostas do cursos, a forma como são ofertados e ainda contando com um momento para que elas pudessem tirar suas dúvidas.

O evento contou com a presença do pró-reitor de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Gilberto Gouveia Neto; do diretor geral do campus, Éder Souza; da coordenadora geral do Programa Mulheres Mil, Ilka Cedrim, e da diretora de Pesquisa e Extensão do campus, Tâmisa Vicente, além de uma apresentação do coral Por Encanto, regido pelo professor Leonardo Arecippo e composto por diversos estudantes do Campus. Os gestores acima compuseram a mesa de abertura da cerimônia, sob mediação da coordenadora dos cursos, Socorro Santos. 

"Estamos muito felizes em conseguir proporcionar essa oportunidade para as mulheres deodorenses. Os cursos incentivarão novas formas de empoderamento e torcemos para que deles surjam mais mulheres independentes, garantiremos que todas saibam disso. Não desistiremos de concluir esse curso com 100% de presença, do início ao fim.", frisou Tâmisa Vicente.

*Sob supervisão do jornalista Jhonathan Pino