Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Ifal e Uneal realizam Simpósio Nacional do Bicentenário da Independência do Brasil

Com o tema "Soberania nacional em questão", instituições questionam os limites da independência brasileira
por Acássia Deliê publicado: 24/08/2022 16h20, última modificação: 24/08/2022 17h05

No próximo dia 7 de setembro, o Brasil celebrará 200 anos da histórica declaração de independência à colonização de Portugal, ocorrida em 1822. Mas, passados dois séculos, será que podemos falar em independência brasileira de fato? Quais são os limites da soberania nacional?

Para marcar a data, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) se uniu à Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) para realizar o Simpósio Nacional do Bicentenário da Independência (1822-2022), de 29 de agosto a 2 de setembro. Com o tema A Soberania Nacional em Questão, o evento terá formato híbrido, com atividades presenciais em Marechal Deodoro e Arapiraca, tudo com transmissão pela internet.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Serão cinco mesas de debate, com participação de professores do Ifal, da Uneal, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) e da Universidade de São Paulo (USP). Nos quatro primeiros dias, as mesas serão noturnas, às 19h. Já a mesa de encerramento será às 14h.

O simpósio é gratuito e aberto a estudantes e professores de quaisquer instituições, bem como à comunidade geral interessada na temática. O evento oferece certificado de participação com carga horária de 20 horas.

"Até que ponto o Brasil conquistou de fato independência política, econômica, tecnológica, científica, social?" - professor Fabiano Duarte

Para o professor Fabiano Duarte (Ifal), os debates são importantes para refletir sobre as diferentes concepções de independência. "Até que ponto o Brasil conquistou de fato independência política, econômica, tecnológica, científica, social? Uneal e Ifal são duas instituições fundamentais para a ciência em Alagoas, então é momento de unirmos forças para pensarmos se realmente somos um país soberano. O que conquistamos e deixamos de conquistar nesses dois séculos?", questiona o professor e um dos organizadores do evento.

Organização

O simpósio é uma realização da Uneal, por meio do Curso de História (Campus I) e dos grupos de estudos História e Movimentos Sociais e Trabalhadores em Movimento (Tramo), em parceria com o Ifal, por meio do curso superior em Gestão Ambiental, do curso de pós-graduação em Educação e Meio Ambiente e do Observatório Alagoas do Sul, todos vinculados ao Campus Marechal Deodoro.

Confira a programação do simpósio:

Programação Simpósio