Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Ifal discute parcerias com Prefeitura de Marechal Deodoro

Ifal discute parcerias com Prefeitura de Marechal Deodoro

Ampliar a qualificação profissional de jovens e adultos do município é um dos principais objetivos

por Acássia Deliê publicado: 12/04/2017 13h03, última modificação: 12/04/2017 13h08
Reunião entre representantes do Ifal e da Prefeitura de Marechal

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) pretende ampliar as atividades em Marechal Deodoro a partir deste ano. Para isso, conta com o apoio da Prefeitura do município, que busca melhorar a qualidade da educação municipal e ampliar o número de jovens deodorenses estudando na instituição federal.

Em reunião com o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, e a diretora-geral do Campus Marechal Deodoro, Marília Gois, o prefeito Cláudio Filho apresentou propostas para reduzir a evasão escolar nas escolas municipais, melhorar a qualidade de ensino e o consequente acesso dos estudantes da cidade ao Campus do Ifal.

"Uma das propostas é descentralizar o projeto ProIfal, levando o curso preparatório para povoados como a Massagueira. Também queremos aumentar o acesso dos deodorenses aos cursos técnicos na área turística, para que o setor não precise 'importar' mão-de-obra'. Para isso, é fundamental estreitar o diálogo com o Ifal, cuja qualidade é reconhecida pela população", afirmou o prefeito.

Para a diretora Marília Gois, a iniciativa da prefeitura representa um novo momento para a educação em Marechal Deodoro. "Muitos alunos de Marechal, quando são aprovados no Ifal, não conseguem acompanhar as aulas do Ensino Médio. Nossos professores sentem essa dificuldade todos os anos. Por isso, é louvável o esforço da prefeitura para mudar essa realidade", disse Marília.

Outros apoios

A Prefeitura de Marechal também está apoiando o 5º Workshop de Gastronomia e Hospedagem, que será realizado pelo Ifal de 2 a 5 de maio, já sinalizou parcerias para a implantação do programa Mulheres Mil no município e confirmou o interesse em apoiar o curso superior de Gastronomia, previsto para começar ainda este ano no Ifal de Marechal Deodoro.

Outro assunto discutido na reunião foi o atraso na coleta de lixo e no envio de agentes de endemias ao Campus Marechal Deodoro, fatores que contribuem para o aumento do número de mosquitos na escola. A prefeitura garantiu regularizar as situações ainda este mês, inclusive apoiando um mutirão para eliminar focos de mosquitos dentro do Campus e na comunidade circunvizinha.

A reunião foi realizada na segunda-feira (10), na Reitoria do Ifal, e contou com a presença de outros representantes do Ifal e da Prefeitura de Marechal. Todos os assuntos serão discutidos novamente em maio, no Campus Marechal Deodoro.