Notícias
Ifal conclui curso de empreendimentos solidários nos campi Maceió e Marechal
PROGRAMA MANUEL QUERINO
Formatura foi realizada no auditório do Campus Marechal Deodoro. Foto: Sam Alex (colaboração)
Auditório lotado e turmas aprovadas. Após quatro meses de aulas diárias, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) concluiu o curso de Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários nos campi Maceió e Marechal Deodoro. A formatura dos quase 80 empreendedores participantes, a maioria mulheres artesãs, foi realizada na noite desta quarta-feira (18), em Marechal.
O curso foi vinculado ao Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). Outros cursos do mesmo programa também estão em andamento nos campi Arapiraca e Santana do Ipanema.
Durante o curso, os empreendedores ligados à economia solidária tiveram aulas de português, informática, políticas públicas, estratégias de comunicação, organização do dinheiro, entre outros conteúdos. Também participaram de oficinas práticas dentro de suas próprias comunidades.
"Tendo sido a primeira turma formada pelo programa, carregamos agora a missão de transmitir o que aprendemos em nossos locais de trabalho. Crescemos muito pessoal e profissionalmente nesses meses", disse a formanda Maria Betânia Alves, oradora de uma das turmas, junto com a formanda Maria Elza de Oliveira.
Para o coordenador do curso, Rodrigo Lucena, o programa Manuel Querino abre possibilidades para ampliar a qualificação profissional em Alagoas. "Percebemos que há espaço e demanda para outras ações destinadas à economia solidária no estado. E o Ifal segue sendo um polo educacional fundamental para ações como essa", avalia Rodrigo.
Também participaram da cerimônia de formatura o diretor-geral do Campus Marechal Deodoro, Éder Souza; a coordenadora geral de Economia Solidária da Prefeitura de Maceió, Maria Salomé Holanda Bezerra; servidores do Ifal vinculados ao curso; além de familiares e amigos dos formandos.