Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Ifal conclui curso de empreendimentos solidários nos campi Maceió e Marechal
conteúdo

Notícias

Ifal conclui curso de empreendimentos solidários nos campi Maceió e Marechal

PROGRAMA MANUEL QUERINO

Programa vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego formou quase 80 empreendedores
por Acássia Deliê publicado: 19/12/2024 18h27, última modificação: 19/12/2024 18h39
Exibir carrossel de imagens Formatura foi realizada no auditório do Campus Marechal Deodoro. Foto: Sam Alex (colaboração)

Formatura foi realizada no auditório do Campus Marechal Deodoro. Foto: Sam Alex (colaboração)

Auditório lotado e turmas aprovadas. Após quatro meses de aulas diárias, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) concluiu o curso de Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários nos campi Maceió e Marechal Deodoro. A formatura dos quase 80 empreendedores participantes, a maioria mulheres artesãs, foi realizada na noite desta quarta-feira (18), em Marechal.

O curso foi vinculado ao Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). Outros cursos do mesmo programa também estão em andamento nos campi Arapiraca e Santana do Ipanema.

Durante o curso, os empreendedores ligados à economia solidária tiveram aulas de português, informática, políticas públicas, estratégias de comunicação, organização do dinheiro, entre outros conteúdos. Também participaram de oficinas práticas dentro de suas próprias comunidades. 

Formatura do programa Manuel Querino - Maceió e Marechal"Tendo sido a primeira turma formada pelo programa, carregamos agora a missão de transmitir o que aprendemos em nossos locais de trabalho. Crescemos muito pessoal e profissionalmente nesses meses", disse a formanda Maria Betânia Alves, oradora de uma das turmas, junto com a formanda Maria Elza de Oliveira.

Para o coordenador do curso, Rodrigo Lucena, o programa Manuel Querino abre possibilidades para ampliar a qualificação profissional em Alagoas. "Percebemos que há espaço e demanda para outras ações destinadas à economia solidária no estado. E o Ifal segue sendo um polo educacional fundamental para ações como essa", avalia Rodrigo.

Também participaram da cerimônia de formatura o diretor-geral do Campus Marechal Deodoro, Éder Souza; a coordenadora geral de Economia Solidária da Prefeitura de Maceió, Maria Salomé Holanda Bezerra; servidores do Ifal vinculados ao curso; além de familiares e amigos dos formandos.

- Clique aqui para baixar as fotos da formatura.

Formatura do programa Manuel Querino - Maceió e Marechal