Notícias
Campus Marechal abre sábado com mini-curso sobre terra preta, mudas e legislação agrária
Atividades são voltadas para estudantes do Campus
Duas décadas após o massacre de Eldorado dos Carajás, 10 trabalhadores rurais foram mortos no Pará, em maio deste ano, durante uma reintegração de posse no estado. Menos de dois meses depois, o governo federal sancionou uma lei que regulariza a ocupação de terras da União, o que, para muitos, pode estimular a grilagem no Brasil e acirrar conflitos agrários.
O que você tem a ver com isso?
O assunto será debatido no próximo sábado no campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Marechal Deodoro. A escola abrirá às 7h para o mini-curso "Terra preta, mudas e legislação agrária", organizado pelos professores Aparecido Gama, Dário Nicácio, Felipe Olegário, Lúcio Madeiro, Yrapuan Fonseca e Vicente Cézar.
"Vamos discutir temas como módulo agrário, conflitos agrários, flexibilização de exigências ambientais dos proprietários de terra e reserva legal", explica o professor de Direito Felipe Olegário, um dos organizadores.
O debate vai até às 13h e é voltado para o terceiro módulo do curso superior em Gestão Ambiental e para as novas turmas dos cursos técnicos em Guia de Turismo e em Meio Ambiente.