Notícias
Festival de Verão e encontro de professores marcam volta às aulas no Campus Marechal
Eventos foram realizados de forma paralela e movimentaram escola no retorno das férias
Fim das férias e volta às aulas. No primeiro dia, é aquela moleza, certo? Não no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Marechal Deodoro. O primeiro dia de atividades após as férias foi marcado pela energia dos estudantes no 1º Festival de Verão da escola e também pela integração dos professores no Encontro de Docentes.
Os eventos foram realizados de forma paralela. No pátio do Campus, o Festival de Verão trouxe diversidade nas apresentações culturais convidadas pelo Grêmio Estudantil Livre Nelson da Rabeca. "Tivemos rap, funk, axé e outros ritmos. Foi um evento que os próprios alunos pediram e a gente procurou diversificar bastante", disse a organizadora-geral do Grêmio, Abgail Alves.
Encontro de Docentes
Já o Encontro de Docentes foi organizado pela Diretoria de Ensino do Campus e debateu questões como educação inclusiva e a Reforma do Ensino Médio.
Após a apresentação dos departamentos da escola, o evento foi aberto com uma palestra do professor Jair Barbosa, da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), sobre educação inclusiva. Em seguida, o servidor Tomás Gustavo, técnico em assuntos educacionais do Campus Marechal, informou sobre a reestruturação do Napne (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas) na escola.
Em 2017, o Campus recebeu a primeira aluna surda a ser aprovada no Exame de Seleção da instituição. Em 2018, mais três aprovados indicaram que possuem necessidades específicas. "É importante que os professores mantenham contato com o Napne para que possamos atender aos alunos de forma adequada, de acordo com suas necessidades", explicou Tomás.
Com relação à Reforma do Ensino Médio, foi a primeira vez que o assunto foi debatido com a equipe da Proen (Pró-Reitoria de Ensino), embora já venha sido discutido internamente no Campus. "Independente da reforma, sempre procuramos debater nosso projeto de ensino técnico integrado, inclusive a partir das experiências dos nossos professores em países como Canadá e Finlândia. Mas, a princípio, o novo modelo proposto não vai impactar os projetos dos nossos cursos", afirmou o diretor de Ensino do Campus Marechal Deodoro, Éder Souza.
Matrículas de novos alunos
Também nesta segunda-feira (29) começaram as matrículas dos 60 estudantes aprovados no Exame de Seleção 2018 para os cursos técnicos em Guia de Turismo e em Meio Ambiente. O período de matrículas obrigatórias será até 1º de fevereiro de 2018 (quinta-feira).
Para as matrículas, os pais ou responsáveis devem comparecer ao Campus Marechal Deodoro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, com os documentos exigidos em edital. Clique aqui para mais informações.