Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Estudantes do Ifal recolhem 1 tonelada de plásticos em Marechal Deodoro e cidades vizinhas

Ação fez parte de uma gincana, que entregou material a cooperativa de catadores

por Acássia Deliê publicado: 12/06/2019 18h15, última modificação: 13/06/2019 00h23
Exibir carrossel de imagens Estudantes criaram roupas com plástico reutilizado

Estudantes criaram roupas com plástico reutilizado

Durante uma semana, imagens publicadas em redes sociais já indicavam o tamanho do trabalho feito por estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Marechal Deodoro. Eram fotos de plásticos usados sendo recolhidos dentro de casa, pela vizinhança, pelas ruas e até dentro da lagoa. Os esforços deram certo: 1 tonelada de resíduos foi retirada do meio ambiente pelos jovens. Uma tonelada e dois quilos, mais precisamente.

A pesagem foi feita pela Cooperativa de Catadores de Marechal Deodoro (Coopmar), que se surpreendeu com a quantidade arrecadada. “Isso equivale a três dias de trabalho pra gente. Só temos a agradecer, porque os estudantes estão ajudando a 20 famílias que fazem parte da cooperativa e se sustentam catando esses materiais”, disse Jeferson Reis, presidente da Coopmar.

"Isso equivale a três dias de trabalho pra gente" - Jeferson Reis, presidente da Coopmar

Todo o material foi recolhido por estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e em Guia de Turismo, dentro da 1ª Gincana de Acolhimento. O evento foi uma ideia de estudantes do curso superior em Gestão Ambiental para mobilizar a comunidade na Semana Mundial do Meio Ambiente. A atividade foi criada dentro da disciplina de Resíduos Sólidos, ministrada pelo professor Jorge Filho, e acabou ganhando o apoio do grêmio estudantil e da direção do Ifal - Campus Marechal Deodoro.

“Pra gente, foi uma grande surpresa ver como os estudantes se engajaram e ultrapassaram os limites de Marechal Deodoro, arrecadando plásticos em outras cidades onde vivem”, conta Artur Barbosa, estudante de Gestão Ambiental e também servidor público da escola. “Agora, queremos escrever um artigo sobre esta ação e manter o evento no calendário escolar”.

Além da pesagem, a gincana teve também brincadeiras, jogos, apresentação musical e um desfile de roupas criadas com plástico reutilizado. O Sintietfal (Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas) também apoiou a gincana.

Posto de coleta seletiva

Desde outubro do ano passado, o Campus Marechal Deodoro mantém um posto de coleta seletiva da Coopmar, cujos resíduos são recolhidos três vezes por semana pela cooperativa. Moradores da cidade podem entregar plástico, papelão, papel, vidros, metais e equipamentos eletrônicos que não são mais utilizados, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Clique aqui para ver as fotos do evento.

Estudantes criaram roupas com plástico reutilizado