Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Estudantes do Campus Marechal se unem em ato pela Amazônia

Estudantes do Campus Marechal se unem em ato pela Amazônia

Alunos dos cursos técnicos em Guia de Turismo e Meio Ambiente sensibilizam população contra incêndios

por Acássia Deliê publicado: 22/08/2019 10h30, última modificação: 22/08/2019 10h30
Exibir carrossel de imagens Estudantes vestiram preto em luto pela Amazônia

Estudantes vestiram preto em luto pela Amazônia

As notícias, imagens fortes e relatos da população atingida diretamente pelos incêndios na Amazônia brasileira nas últimas duas semanas sensibilizaram estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Marechal Deodoro. Nesta quarta-feira (21), alunos dos cursos técnicos em Meio Ambiente e em Guia de Turismo fizeram um ato simbólico para começar a debater o assunto e conscientizar a comunidade escolar sobre o desastre ambiental ocorrido no país.

Os alunos se organizaram e vieram vestidos de preto para a escola, onde convidaram professores da área ambiental para discutir o tema. "Sinto que perdemos mais uma parte do Brasil. A cada queimada, a cada desmatamento, perdemos mais um pouco do que a gente tinha. Acho que precisamos sensibilizar a população sobre o que acontece no país. Não é porque vivemos em outro estado que não nos afeta. Isso vai chegar até você em algum momento", disse Thatiane Rufino, de 17 anos, estudante de Guia de Turismo.

"Sinto que perdemos mais uma parte do Brasil" - Thatiane Rufino, 17 anos, estudante

Pela manhã, a professora Sheyla Macêdo, que leciona disciplinas relacionadas a educação e política ambiental, conversou com os estudantes sobre a importância do movimento que eles organizaram. "Nós temos responsabilidades, especialmente como estudantes e professores da área ambiental. O fato de vocês estarem se mobilizando aqui hoje é um pequeno passo, mas muito importante, porque mostra que vocês já têm uma outra consciência sobre o que acontece no planeta", avaliou a professora.

Já durante a tarde, o coordenador do curso superior em Gestão Ambiental, professor Pedro Guilherme, apresentou aos jovens algumas das consequências dos grandes incêndios ocorridos na Amazônia. "Altera clima, altera regime de chuvas, altera colheitas e criação de animais. E tudo isso vai impactar na nossa vida, como já começou a afetar São Paulo. Nada está tão longe de nós", afirmou o professor.

Após o ato organizado pelos estudantes, as coordenações dos cursos técnicos pretendem organizar uma série de atividades para aprofundar o debate sobre o assunto e avaliar possíveis ações práticas em conjunto com a sociedade.