Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Estudantes do Campus Marechal são premiadas em congresso brasileiro de computação
conteúdo

Notícias

Estudantes do Campus Marechal são premiadas em congresso brasileiro de computação

ARMADILHAS PARA MOSQUITOS

Alunas foram as únicas meninas concorrendo na categoria
publicado: 30/07/2025 17h20, última modificação: 30/07/2025 19h02
Exibir carrossel de imagens Eloisa e professor Dário Nicácio receberam premiação nacional por protótipo criado em Marechal Deodoro

Eloisa e professor Dário Nicácio receberam premiação nacional por protótipo criado em Marechal Deodoro

*Camylle Vitória

Duas estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro foram premiadas no 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), o maior congresso científico em Ciência da Computação da América Latina. As alunas Maria Eloisa Alves, do curso técnico em Guia de Turismo, e Camilly Valentim, do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, desenvolveram armadilhas para mosquitos com luz de LED ultravioleta.

Eloisa recebeu premiação nacional por protótipo criado em Marechal DeodoroO projeto, orientado pelo professor Dário Nicácio, foi iniciado em 2024 e originou o artigo “Construção e Caracterização de Armadilhas DIY Armadilhas para Mosquitos em Marechal Deodoro - AL”, agora premiado no congresso. Eloisa e Camilly concorreram ao Prêmio I.D.E.I.A na categoria de “Protótipo” e venceram como melhor artigo. Elas eram as únicas meninas concorrendo na categoria, além de estarem sendo avaliadas junto a estudantes universitários.

"Esta foi uma grande conquista, estamos trabalhando há muito tempo nesse projeto e saber que meu trabalho está sendo reconhecido agora foi muito importante para mim", disse Maria Eloisa Alves, uma das autoras do artigo.

A ideia do projeto surgiu após as estudantes observarem o aumento do número de casos de doenças transmitidas por mosquitos em Marechal Deodoro e buscarem oferecer uma solução para o problema. Iniciaram, então, a construção das armadilhas no Laboratório IFMaker do IFAL Marechal em 2024. O melhor resultado que tiveram na pesquisa foi em 2025, com o uso da luz de LED ultravioleta, onde alcançaram a captura de 40% dos mosquitos da região.  

"Esta foi uma grande conquista, estamos trabalhando há muito tempo nesse projeto e saber que meu trabalho está sendo reconhecido agora foi muito importante para mim" -  Maria Eloisa Alves

A conquista de Eloisa e Camilly reflete a qualidade da educação pública nos cursos técnicos integrados dos institutos federais. As alunas se tornaram mais uma representação de mulheres na ciência advindas do Instituto Federal de Alagoas.

Sobre o CSBC 2025

O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é o maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina. Em 2025, sua 45ª edição foi sediada no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió-AL, de 20 a 24 de julho de 2025.

Realizado desde a fundação da SBC, em julho de 1978, o evento reúne cientistas, engenheiros, pesquisadores, professores, estudantes, empresas e empreendedores visando explorar, demonstrar e debater sobre o estado da arte em computação, bem como para identificar os tópicos de pesquisa emergentes e questões abertas para pesquisas futuras.

Este ano, o CSBC destacou a “Governança Digital para uma Sociedade Sustentável”, oferecendo uma oportunidade para discutir como a transparência na gestão de dados e informações, a participação cidadã em processos decisórios e a inovação na prestação de serviços podem ser alavancadas para promover práticas sustentáveis em diversas áreas, desde a gestão ambiental até a promoção de estilos de vida mais ecoconscientes.

*Sob supervisão da jornalista Acássia Deliê

Congresso reuniu ideias inovadoras em computação