Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Estudantes do Campus Marechal Deodoro avançam em olimpíadas brasileiras de conhecimento

Alunas do curso técnico em Meio Ambiente aguardam resultado de competição científica

por Acássia Deliê publicado: 18/10/2018 13h44, última modificação: 18/10/2018 13h44
Exibir carrossel de imagens Alessandro avança em olimpíadas de Física e Matemática

Alessandro avança em olimpíadas de Física e Matemática

Daqui a dois dias, o adolescente Alessandro dos Santos terá um sábado desafiador. Estudante do ensino técnico em Meio Ambiente, ele vai representar o Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep). Uma responsabilidade e tanto para o jovem de 19 anos.

"É muita pressão", brinca Alessandro. "Mas eu tô treinando bastante. Gosto de participar porque me esforço pra resolver questões muito complexas, que envolvem muito raciocínio. Isso é bom até pra o meu desempenho na escola", diz o jovem, que também faz parte do programa de monitoria da instituição, ajudando estudantes com dificuldades de aprendizagem.

Alunas se destacam em ciências

Mas não é só em Física que estudantes do Campus Marechal Deodoro têm se destacado. Em 2018, três alunas também disputam a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Laiane Alves, Samilla dos Santos e Laura Agra, todas do curso técnico em Meio Ambiente, passaram na primeira fase e fizeram a segunda prova no dia 29 de setembro. Agora, estão aguardando o resultado.

"Acho importante participar das olimpíadas porque são uma amostra dos meus esforços e mostram realmente como vai meu desempenho nas disciplinas. Eu sempre incentivo minhas amigas a fazerem e esse ano elas fizeram", conta Laiane, que tem apenas 15 anos, já foi medalha de bronze e recebeu menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) em 2014, 2015 e 2017.

Feras também na matemática

Em 2018, Laiane e Alessandro - ele mesmo, o fera de Física - também estão entre os aprovados na primeira fase da Obmep, aguardando o resultado final, junto com outros 11 estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e em Guia de Turismo: Alane de Lima, Alexandre Lopes Filho, Geisa Oliveira, Glauber dos Santos, Hugo Rocha, Jackelyne Santos, Miria de Lima, Mizael da Silva, Neverson da Silva, Pedro Cavalcante e Sara Maria da Silva.

A participação nas olimpíadas de conhecimento são sempre acompanhadas e incentivadas por professores das áreas envolvidas. No caso das olimpíadas de matemática, a coordenação é feita pelos professores Edcarlos Pereira e Edvan Horácio. E o destaque dos estudantes do Campus Marechal Deodoro já é tradicional. "Para nós professores de matemática é um privilégio e satisfação ter alunos com bom desempenho nas olimpíadas. Parabenizamos todos que participaram desse processo de aprendizagem", diz Edcarlos.

Já no caso da ONC e da OBFEP, as conquistas são recentes. "É o terceiro ano que inscrevo a escola em olimpíadas e o primeiro ano que temos classificados para segunda fase. Acho importante parabenizar estudantes que conseguiram passar na primeira fase para poder estimular outros a participarem", explica Éderson Matsumoto, professor de Física e coordenador das duas olimpíadas na escola.

Laiane (ao meio) e amigas se destacaram em olimpíada de Ciências

Alunas se destacam nos conhecimentos sobre ciências