Notícias
Encontro de estudantes da EJA movimenta Campus Marechal Deodoro
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Estudantes de seis campi do Ifal se encontram em Marechal Deodoro. Fotos: Acássia Deliê e Valéria Toledo
Música, literatura, empreendedorismo, acolhimento infantil. Tudo integrado no 2º Encontro de Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O evento movimenta o Campus Marechal Deodoro nesta sexta-feira (23) e sábado (24), com a participação de alunos de seis campi do instituto.
Com o tema Do Litoral ao Sertão: os caminhos da Educação, o evento reúne homens e mulheres que retornaram à sala de aula para concluir o Ensino Médio e conquistar uma profissão em variados cursos técnicos, como Cozinha, Artesanato, Alimentos e Restaurante e Bar. Os cursos são oferecidos nos campi Marechal Deodoro, Maragogi, Piranhas, Maceió, Satuba e Murici.
A programação do evento inclui atrações culturais, palestras, menu degustação preparado pelos próprios estudantes, mostra de artesanato, conversa com egressos da EJA no Ifal, entre outras atividades, como o lançamento do Cordel Achados e Perdidos: um causo sobre desencontros e encontros, de autoria do professor JF de Oliveira e narrativa da professora Niedja do Egito, coordenadora do curso superior de Licenciatura em Letras do Ifal - Campus Marechal Deodoro.
Também foi inaugurada a sala que abrigará o projeto Ifalzinho, para acolher crianças filhas de estudantes dos cursos EJA. A sala foi equipada com livros, brinquedos, mesas e outros materiais para ocupação das crianças durante o horário de aula dos pais e mães. Ainda durante o evento, nesta sexta-feira (23), houve aposição da placa que homenageia a primeira turma de monitoria voltada para as turmas EJA.
A estudante Marília Miranda, do curso técnico em Cozinha do Campus Marechal Deodoro e também monitora de Língua Portuguesa, se emocionou ao contar parte de sua trajetória na EJA. "Estou concluindo o curso e sei que outros virão depois de mim para continuar essa história que tanto me orgulha", disse Marília.
A abertura do encontro contou com participação do diretor-geral do Campus Marechal Deodoro, Éder Souza, da coordenadora da EJA no Ifal, Fátima Amorim, e do reitor do Ifal, Carlos Guedes, além de outros dirigentes da instituição.