Notícias
Encontro de aposentados e egressos marca celebração dos 30 anos do Campus Marechal
MEMÓRIAS
Festa foi marcada por reencontro de servidores e egressos que fundaram o Campus Marechal. Fotos: Comunicação IFAL MD
*Camylle Vitória
Com um encontro emocionante de aposentados, egressos e antigos servidores, o Instituto Federal de Alagoas comemorou, nesta terça-feira (19), seus 30 anos de história em Marechal Deodoro. O dia foi marcado pela troca vibrante de histórias, ritmos, memórias e reconhecimento a quem faz parte da trajetória da instituição.
A celebração começou com um mergulho nas raízes culturais da região lagunar. O coral Por Em Canto, em parceria com a Orquesta Jovem do Ifal, do curso técnico integrado em Instrumento Musicais, apresentaram com harmonia músicas que encantaram a plateia. A energia da capoeira do grupo Yaya que Dendê trouxe força, luta e alegria, enquanto o grupo Maracutaia, com sua batida de maracatu, fez todos pulsarem no ritmo do Nordeste. Para fechar, o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) emocionou com a peça teatral "Raízes Conectadas", que trouxe reflexões e resgates das ancestralidades brasileiras. Um varal de fotografias antigas também foi instalado pelo Grêmio Estudantil Nelson da Rabeca.
"Nosso objetivo é continuar fazendo história" - Éder Souza, diretor geral do IFAL Marechal Deodoro
Entre as homenagens, a emoção tomou conta. "Aos servidores e colaboradores, nosso reconhecimento profundo. São eles os pilares invisíveis, que fazem o campus funcionar todos os dias, garantindo que a história continue a ser escrita. Aos aposentados, um agradecimento sincero pela dedicação que deixou marcas eternas nesta instituição. E aos alunos, antigos e atuais, o orgulho de ver a continuidade do sonho, do ensino médio à graduação, reforçando que cada geração é parte fundamental dessa trajetória", disse o diretor-geral do Campus, Éder Souza. "Nosso objetivo é continuar fazendo história", complementou.
- Baixe aqui as fotos do evento (processando)
Silvânia de Albuquerque, técnica-administrativa mais antiga da casa, se emocionou ao agradecer por estar presente na comemoração: “Vocês não conseguem mensurar a alegria de estar vivendo esse momento. São muitos anos acompanhando essa história, ver esse lugar crescer tanto e a família que formamos me deixa muito emocionada”.
Já Neide Guimarães foi a primeira professora de Inglês do campus, então Unidade Descentralizada da Escola Técnica Federal (Etfal). Ela trabalhou na escola de 1997 a 2008, desenvolvendo, entre outras atividades, o Festival de Inglês, que precedeu o Festival Lítero-Musical e a Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar). "É uma alegria estar aqui hoje, revendo meus colegas, estou aposentada mas sinto muita saudade dessa instituição", contou Leide, emocionada.
Os parabéns foram cantados e celebrados duas vezes, uma pela tarde e outra pela noite, com cuscuz e bolos gigantes personalizados produzidos por docentes e estudantes do curso técnico integrado em Cozinha da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As homenagens aos 30 anos da escola continuam nos próximos meses. O setor de Comunicação vai instalar no pátio o Museu de Memórias da Tecnologia, com equipamentos em desuso pesquisados por estudantes no setor de Almoxarifado. Outros eventos também serão realizados pela gestão até o final de 2025.
*Sob supervisão da jornalista Acássia Deliê
