Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Direção-geral se reúne com nova gestão do Grêmio Estudantil

Direção-geral se reúne com nova gestão do Grêmio Estudantil

Estudantes do Ensino Médio discutiram pautas com gestores do campus

publicado: 29/03/2016 15h46, última modificação: 29/03/2016 15h48
Estudantes discutem pautas com gestão do Ifal-MD

A diretora-geral do Ifal – Campus Marechal Deodoro, Marília Gois, se reuniu, na segunda-feira (21), com a nova gestão do Grêmio Estudantil Livre Nelson da Rabeca, que tomou posse oficialmente no dia 9 de março. Também participaram da reunião o diretor de Administração, Sérgio Ciríaco, o chefe do Departamento de Apoio Acadêmico (DAA), Diogo Oliveira, e a coordenadora de Comunicação, Acássia Deliê.

Na reunião, os estudantes solicitaram da direção uma impressora/copiadora para fazer a comunicação da entidade e oferecer cópias a baixo custo aos estudantes. O diretor de Administração, Sérgio Ciríaco, explicou que, por impedimentos legais, os equipamentos do campus não podem ser usados pelo Grêmio para cobrar taxas de cópias aos alunos da instituição. Mas duas impressoras serão entregues para o uso do Grêmio e do Dama (Diretório Acadêmico), como explicou Ciríaco. Elas serão compradas com recursos próprios, ou seja, com dinheiro doado pelos diretores do campus. Os equipamentos serão instalados nas novas salas das entidades estudantis até o fim do semestre.

A direção esclareceu que as novas salas também estão sendo construídas com recursos arrecadados entre os diretores do campus, pois não havia previsão de orçamento público para as obras. As salas ainda não foram entregues porque a madeira indicada inicialmente para base do telhado cedeu com as chuvas, o que poderia causar acidentes no futuro. Assim, terá de ser substituída por uma madeira mais resistente antes da entrega da obra.

O DAA autorizou ainda a utilização de um mural de parede para a comunicação da entidade e a liberação do equipamento de som para eventos culturais realizados pelo Grêmio no campus, desde que previamente autorizados pelo departamento. A Administração também fará uma pesquisa para verificar a viabilidade de adquirir caixas de som para o Grêmio.

Os estudantes apresentaram ainda reclamações sobre os serviços oferecidos pelo Sane (Setor de Alimentação). O chefe do DAA, Diogo Oliveira, explicou que as falhas hoje existentes serão solucionadas com a chegada de uma nutricionista ao campus e a contratação de uma empresa para administrar o refeitório. Para isso, já está sendo estudada a implantação de um sistema de alimentação semelhante ao que já existe no campus de Maceió, o que irá ampliar a oferta de refeições em Marechal Deodoro.

Como medida paliativa, o DAA revisou em março a lista de usuários do Sane, incluindo parte dos alunos que estavam aguardando na lista de espera. O DAA também incentivou os membros do Grêmio a acompanharem as discussões do Forpae (Fórum Permanente de Assistência Estudantil), onde a entidade tem direito de ocupar uma cadeira, participando das decisões sobre políticas de assistência estudantil no âmbito do Ifal.