Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > De literatura a astronomia, Campus Marechal inicia 10 novos projetos de ensino em 2018

Campus foi recordista em aprovação de projetos de ensino no Ifal

por Acássia Deliê publicado: 27/04/2018 15h17, última modificação: 27/04/2018 15h58
Projeto Leia Mulheres foi um dos aprovados pela Proen em Marechal Deodoro

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) inicia, neste mês de abril, dez projetos de ensino no Campus Marechal Deodoro, com temáticas diversas, de literatura a astronomia. O Campus foi recordista em aprovação de projetos em 2018, tendo a participação de docentes e profissionais técnicos na coordenação das atividades.

Entre os novos projetos aprovados está o Leia Mulheres, coordenado pela professora Elaine Rapôso, que já vem sendo desenvolvido de forma voluntária desde julho de 2017, com a participação das alunas Rosane Santos e Milena Thalma, dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Guia de Turismo.

"O Leia Mulheres é um movimento nacional que incentiva a leitura de obras de autoria feminina. Aqui em Marechal, já tivemos a oportunidade de ler e discutir com estudantes autoras como Angela Davis, Malala, Arriete Vilela e Carolina de Jesus. O próximo encontro já está marcado: será no dia 14 de maio, sobre o livro O Conto de Aia, que inspirou a série The Handmaid's Tale", explicou Elaine.

Dois dos novos projetos de ensino são coordenados por técnicos-administrativos do Campus Marechal Deodoro. Um deles, idealizado pela servidora Geórgia Nunes, técnica em Assuntos Educacionais, busca debater história e literatura, por meio de contos do escritor Machado de Assis.

"A participação dos técnicos é importante porque também são sujeitos do processo ensino-aprendizagem,  já que esse não ocorre somente em sala de aula. Os projetos de ensino possibilitam que nós, técnicos, possamos contribuir diretamente para a permanência exitosa do alunado", afirma Geórgia.

Os projetos de ensino serão desenvolvidos de abril a dezembro de 2018 e contam a participação de alunos bolsistas da instituição. As atividades buscam melhorar o processo de ensino e de aprendizagem nos cursos de educação básica e de graduação presencial e a distância, tendo como público-alvo os estudantes do Ifal.

CONFIRA A LISTA DE PROJETOS DE ENSINO APROVADOS EM MARECHAL DEODORO PARA 2018:

1 - A Produção Cultural nas décadas de 1960 e 1970: O Brasil “moderno” em canções da MPB (Fábio Francisco de Almeida Castilho - docente)

2 - Leia Mulheres Marechal Deodoro: A circulação da literatura de autoria feminina e o combate às desigualdades de gênero (Elaine Cristina Raposo dos Santos - docente)

4 - Continuidade FISual: Vídeos de experimentos e aplicações cotidianas de Física (Ederson Monteiro Matsumoto - docente)

5 - História e Turismo em Jornal: A presença do Turismo Regional nos periódicos alagoanos do século XX (Fábio Francisco de Almeida Castilho - docente)

6 - Redação dissertativa-argumentativa: pelas trilhas de ENEM (Ana Lady da Silva - docente)

7 - A astronomia como ferramenta interdisciplinar no ensino médio técnico integrado do Campus IFAL/Marechal Deodoro (Felipe Santos Almeida - docente)

8 - Laboratório de escrita criativa (Tazio Zambi de Albuquerque - docente)

9 - História e Literatura: contos de Machado de Assis em sala de aula (Geórgia Valéria Andrade Loureiro Nunes - TAE)

10 - Isolada Biologia é D+ (Cristiano Lopes dos Santos - docente)