Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > DAA e estudantes debatem políticas de assistência estudantil no Campus Marechal

DAA e estudantes debatem políticas de assistência estudantil no Campus Marechal

Reunião teve presença do diretor de Políticas Estudantis do Ifal, Elton Barros

por Acássia Deliê publicado: 11/07/2017 17h06, última modificação: 11/07/2017 19h29
Exibir carrossel de imagens Assistentes sociais conversam com estudantes

Assistentes sociais conversam com estudantes

Serviço de alimentação, seleção de bolsas e auxílios, orçamento para ações de assistência estudantil. Esses e outros assuntos foram discutidos na segunda-feira (11), em uma reunião organizada pelo DAA (Departamento de Apoio Acadêmico) com estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Marechal Deodoro.

Participaram representantes de turmas dos cursos técnicos e superior e toda a equipe técnica do DAA, incluindo as assistentes sociais Evelyn Cavalcante e Joana Padilha e a nova nutricionista do Campus, Jéssica Fontes. Também participaram a diretora-geral, Marília Gois, o chefe do Departamento de Orçamento e Finanças do Campus, Tiago Rodrigues, e o diretor de Políticas Estudantis do Ifal, Elton Barros.

Durante a reunião, a equipe técnica detalhou o orçamento destinado às políticas estudantis do Campus para 2017, que sofreu um corte de 15% em relação ao ano passado, passando de R$ 1,45 milhão para R$ 1,22 milhão. Hoje, mais de mil alunos de cursos técnicos e superior estudam na escola e podem concorrer em diversas modalidades de assistência, como o auxílio permanência (moradia, transporte, etc.), serviço de alimentação e incentivo a práticas esportivas e culturais.

"É um momento complicado para os institutos federais de todo o país. Diante do corte do governo federal, temos que fazer escolhas difíceis. Sabemos que a maioria dos alunos precisa de auxílio financeiro para permanecer na escola, muitos vêm de famílias de baixa renda e, infelizmente, temos que decidir aqueles que serão assistidos", disse o diretor de Políticas Estudantis do Ifal, Elton Barros.

As assistentes sociais explicaram como funciona a seleção dos alunos inscritos, com base em critérios socioeconômicos. Já os alunos sugeriram mecanismos de fiscalização mais eficazes, como disponibilizar um canal para ouvidoria, que possa ser acompanhada pelas profissionais.