Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Curso superior em Gestão Ambiental passa a ser noturno e tem nova estrutura curricular no Campus Marechal

MUNDO DO TRABALHO

Atualização do projeto pedagógico também inclui mudança para três anos de duração
por Acássia Deliê publicado: 01/09/2022 18h05, última modificação: 01/09/2022 18h05
Curso de Gestão Ambiental é ofertado no Campus Marechal Deodoro

O curso superior em Gestão Ambiental, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no Campus Marechal Deodoro, passa a ser noturno, com três anos de duração e uma nova estrutura curricular. As atualizações foram publicadas no projeto pedagógico do curso, aprovado pela Resolução nº 112, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Ifal (Cepe).

Entre as novidades na estrutura curricular estão a inclusão de novos componentes como Agroecologia, Fundamentos de Solos e Projeto de Extensão Ambiental. As mudanças foram efetuadas após ampla pesquisa realizada pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) com egressos do curso e também sobre vários cursos superiores do Brasil.

- Confira o novo projeto pedagógico

"São atualizações importantes para atender às novas demandas do mundo do trabalho" - professor Fabiano Duarte

"São atualizações importantes para atender às novas demandas do mundo do trabalho", explica o coordenador do curso, Fabiano Duarte. "Sendo noturno, também esperamos atender a um novo público, formado por jovens e adultos trabalhadores, que já atuam ou desejam atuar na área ambiental em Alagoas e outros estados brasileiros".

Outra mudança é que agora o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não precisa ser necessariamente a tradicional monografia. Estudantes podem escolher produzir o trabalho a partir de ações de extensão, pesquisa ou experiências de estágio, por exemplo.

Conheça o curso

O curso superior em Gestão Ambiental do IFAL - Campus Marechal Deodoro foi criado em 2006, tem conceito 4 (o máximo é 5) no Ministério da Educação (MEC) e o ingresso é semestral, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O curso busca formar profissionais para planejar, gerenciar e executar atividades de diagnóstico, proposição de medidas mitigadoras e de recuperação de áreas ambientais degradadas. Também para coordenar equipes multidisciplinares de licenciamento ambiental, elaborar, implantar, acompanhar e avaliar políticas e programas de educação ambiental, gestão ambiental e monitoramento da qualidade ambiental. Os profissionais de Gestão Ambiental também podem vistoriar, realizar perícias, avaliar, emitir laudos e pareceres técnicos na área.

- Saiba mais sobre o curso.