Notícias
Curso oferece formação pedagógica para novos professores do Ifal
Evento da Pró-Reitoria de Ensino está sendo realizado no Campus Marechal Deodoro
Os professores recém-empossados no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participam nessas terça (2) e quarta-feira (3) de um curso de formação pedagógica no Campus Marechal Deodoro. Promovido pela Pró-Reitoria de Ensino, o curso busca preparar os novos docentes para os desafios do ensino médio e superior, além de apresentar o funcionamento da instituição.
"É fundamental se manter atualizado e buscar práticas pedagógicas eficientes para combater fatores negativos como a evasão escolar, por exemplo", explica o pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Lemos. " E o Campus Marechal Deodoro é mais uma vez muito receptivo aos eventos da instituição, além de ser um exemplo a ser seguido na oferta de educação para jovens e adultos".
Para a diretora-geral do Campus Marechal, Marília Gois, o evento é fundamental para garantir a qualidade do ensino oferecido no Ifal. "Quando eu ingressei na docência, há quase 30 anos, não havia esse tipo de preparação e muitos sentíamos dificuldades no início da carreira. Por isso, acredito que esse é um momento importante, que ajuda os docentes a enfrentarem os desafios diários, diante das inúmeras demandas apresentadas pelos alunos das diversas modalidades ofertadas pela instituição", diz a diretora.
Programação
Além da apresentação das pró-reitorias e departamentos do Ifal, a programação dessa terça-feira incluiu palestras com a psicóloga Paulete Constantino Cerqueira, sobre as relações interpessoais na sala de aula; a mestra Maria Cledilma Costa, sobre a profissão docente e os desafios da formação e da atuação profissional nos institutos federais; e a doutora Maria do Socorro Santos, que leciona no Campus Marechal Deodoro e fez um debate sobre o perfil dos estudantes dos institutos federais.
Já na quarta-feira haverá palestra, às 8h30, com a mestra Margareth Nunes da Silva, pedagoga que discutirá as perspectivas e desafios do currículo da Educação Básica; e às 10h30 com a doutora Stella Lima de Albuquerque, que fará uma avaliação na perspectiva de emancipação do sujeito.