Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Criação de abelhas, guiamentos turísticos e uso de drones para monitoramento ambiental marcam terceiro dia da Semana de Integração no Campus Marechal

TURISMO E MEIO AMBIENTE

Programação incluiu ainda oficinas sobre cinema popular e relações interpessoais
por Acássia Deliê publicado: 28/09/2022 18h29, última modificação: 28/09/2022 18h36
Exibir carrossel de imagens Oficina apresentou a estudantes como drones podem ser usados para preservar o meio ambiente. Foto: João Pedro (Jãofotografia)

Quando se formou gestor ambiental pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no Campus Marechal Deodoro, Rodrigo Rocha decidiu incrementar suas habilidades como produtor de mel, a partir da criação de abelhas sem ferrão, do grupo meloponini. Nesta quarta-feira (28), ele retornou à instituição para oferecer um minicurso sobre meliponicultura para estudantes, durante a Semana de Integração.

O evento chegou ao terceiro dia com uma programação diversificada nas áreas ambiental e turística. Outro destaque entre as atividades foi a oficina de drones para ações de monitoramento e proteção ambiental, realizada pelos professores Vicente Cézar e Lúcio Madeiro, do Campus Marechal, em parceria com o professor Francisco Rafael, do Campus Satuba. Estudantes do Ifal e de escolas estaduais puderam observar e experimentar como pilotar os equipamentos na área verde da escola.

A programação incluiu ainda palestra sobre Inovação e perspectivas de ação em meio ambiente e turismo, rodas de conversa sobre experiências em diversas áreas turísticas, como turismo náutico, turismo pedagógico e turismo religioso, oficinas sobre formação acadêmica e relações interpessoais, além do terceiro dia da oficina de cinema popular realizada pelo Mirante Cineclube.

Clique para baixar as fotos do 3º dia do evento.

Importante: é preciso usar um email institucional do Ifal para baixar as imagens.

Também participaram da programação desta quarta-feira (28): Carlos Jorge, Renata Amorim e Mayris do Nascimento Carvalho, da Mobilize Gestão Empresarial; Márcia e Jonathan, da Pá na Água Expedições; os professores Geraldo Valle e Socorro Santos, do Campus Marechal Deodoro; o empresário Alexandre Bonzão, da Optimiza Engenharia de Negócios; as sócias da Maçaiok, empresa de turismo sociopedagógico ambiental de aventura segura; e os egressos do curso técnico em Guia de Turismo Gabriel Mendonça, Fernanda Waléria, Francisco André, Milena Chagas, Mônica Oliveira, Maire Novais e Diego Reis.

Minicurso sobre meliponicultura. Foto: Clecio Santos

A programação foi construída por estudantes e professores, para trocas acadêmicas e também de experiências sobre o mundo do trabalho e inovação.

A programação da Semana de Integração termina nessa quinta-feira (29), envolvendo os cursos técnicos integrados em Meio Ambiente e Guia de Turismo e o curso superior em Gestão Ambiental.

Clique aqui para ver a programação completa.

A programação da Semana de Integração foi construída por estudantes e professores dos cursos envolvidos, com o objetivo de propor espaços de trocas acadêmicas e também sobre experiências no mundo do trabalho e inovação. São mais de 40 convidados participando do evento ao longo da semana.

Entre as atividades da Semana Integração, estão inclusas palestras, oficinas e minicursos, além da inauguração do Bosque Lagunar em homenagem ao músico deodorense Nelson da Rabeca. O evento também têm o objetivo de alinhar os projetos e ações do Campus Marechal Deodoro com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 06, 11, 13 e 17.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ÚLTIMO DIA:

DIA 29 DE SETEMBRO (quinta-feira)