Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Cortes no orçamento federal afetam serviços no Campus Marechal Deodoro

Cortes no orçamento federal afetam serviços no Campus Marechal Deodoro

Direção da escola reuniu servidores para explicar impactos da redução orçamentária

por Acássia Deliê publicado: 11/05/2017 14h54, última modificação: 11/05/2017 14h54
Exibir carrossel de imagens Direção reunida com servidores do Ifal - Campus Marechal Deodoro

Direção reunida com servidores do Ifal - Campus Marechal Deodoro

Os cortes no orçamento federal destinado aos institutos federais de todo o Brasil já começam a afetar os serviços das escolas em Alagoas. No Campus Marechal Deodoro - a melhor escola pública do estado, segundo ranking do Enem - os trabalhos de limpeza estão sendo revezados e o número de visitas técnicas feitas por estudantes será reduzido no segundo semestre de 2017.

Nesta quinta-feira (11), a direção do Campus reuniu os servidores da instituição para explicar os impactos do novo corte de recursos para o Ifal, informado pelo Ministério da Educação na semana passada, em reunião com reitores dos institutos federais. O corte, estabelecido em 15% para o Ifal, chega após a portaria nº 28 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, publicada em 16 de fevereiro de 2017, que determina um limite de gastos para bens e serviços nos órgãos do governo federal.

“Desde 2015, estamos acompanhando sucessivos cortes e contingenciamentos no Ifal. O Campus Marechal, por exemplo, operava em 2015 com um orçamento de mais de R$ 3 milhões. Este valor caiu para menos de R$ 2 milhões em 2017, quando estamos com uma estrutura maior e mais alunos que dois anos atrás”, explicou o chefe do Departamento de Orçamento e Finanças do Ifal – Campus Marechal Deodoro, Tiago Rodrigues.

Assistência Estudantil e postos de trabalho

De acordo com a diretora-geral do Campus, Marília Gois, a Reitoria do Ifal garantiu que o corte não irá afetar, a princípio, o orçamento da Assistência Estudantil, responsável pelo pagamento de refeições, bolsas e outros auxílios destinados a alunos de baixa renda.

“Temos sempre contado com o suporte financeiro da Reitoria para manter as atividades em dia no Campus Marechal e, por enquanto, existe a garantia da totalidade dos recursos na Assistência Estudantil. Além disso, vamos solicitar um suporte de R$ 350 mil em nosso orçamento, para conseguir manter nosso funcionamento. Mas, diante da previsão de novos cortes ao longo do ano, não sabemos o que poderá acontecer”, alerta Marília.

Durante a reunião, servidores esclareceram dúvidas e também se mostraram preocupados com a situação financeira dos institutos federais. “É necessário expor essa situação antes que o pior aconteça. No ano passado, as previsões de que os institutos federais poderiam fechar eram tidas como alarmistas, mas agora vemos um processo de sucateamento acontecendo”, disse o professor Ederson Matsumoto.

Nas próximas semanas, a direção da escola pretende convocar reuniões com pais de alunos e com a comunidade externa para informar sobre a situação orçamentária.

O Campus Marechal Deodoro

Fundado em 1995, o Campus Marechal Deodoro ocupa uma área de mais de 38 mil m2, com laboratórios, salas de aulas, auditório, biblioteca, refeitório, área de apoio pedagógico-psicológico, área de atividades esportivas, área de atendimento médico-odontológico, área para serviços de apoio e área para atividades administrativas.

Em 2015, o Campus empregava 51 trabalhadores terceirizados, responsáveis pelos serviços de recepção, limpeza, jardinagem, condução de veículos, vigilância, entre outros. O número baixou para 42 em 2016, após as primeiras reduções no orçamento.

Hoje, o Campus conta com mais de mil alunos, distribuídos em cursos técnicos integrados, cursos técnicos do Proeja, curso superior e uma Especialização. Além disso, o primeiro mestrado da instituição deve começar no Campus no segundo semestre. Desde 2015, o Campus ocupa o primeiro lugar no ranking do Enem em Alagoas.