Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Consup entrega título de mérito acadêmico a estudantes do Campus Marechal Deodoro

Guilherme e Maryllya venceram concurso nos EUA com projeto de combate à seca em Alagoas

por Acássia Deliê publicado: 15/08/2017 16h53, última modificação: 15/08/2017 16h53
Exibir carrossel de imagens Conselheiro Valdemir entrega título de mérito a estudantes

Conselheiro Valdemir entrega título de mérito a estudantes

O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) entregou, nessa segunda-feira (14), o título de mérito acadêmico para Guilherme Damasceno e Maryllya Fonseca, estudantes do curso superior em Gestão Ambiental do Campus Marechal Deodoro. Ambos venceram o Desafio Água, nos Estados Unidos, com um projeto de combate à seca no município de Major Izidoro.

A entrega do título foi proposta e entregue pelo conselheiro Valdemir Chaves. "A indicação é o mínimo que o Ifal pode fazer em reconhecimento a esse trabalho. Parabenizo os servidores e o corpo da direção que se envolveram no projeto, que leva o nome do instituto para o mundo, mostrando que aqui se faz pesquisa e tem educação pública de qualidade", disse Valdemir, na reunião presidida pelo reitor em exercício do Ifal, Carlos Guedes.

Ao receberem o título, os estudantes disseram que o reconhecimento incentiva outros estudantes da instituição, que já os procuram para saber como participar de eventos similares ao Desafio Água. "Essa experiência tem sido um crescimento acadêmico e da nossa vida, pois conhecemos novos países, novas culturas, graças ao apoio do Campus Marechal", afirmou Guilherme.

A diretora-geral do Campus, Marília Gois, aproveitou a entrega do título para lembrar os prejuízos causados pelos cortes no orçamento da escola, que podem restringir conquistas como as de Guilherme e Maryllya. "Apesar do baixo orçamento, a escola continua mantendo seu compromisso com a educação pública de qualidade. Agradeço ao Consup, em especial ao conselheiro Valdemir Lima, por essa iniciativa, que reconhece a qualidade e a competência dos alunos e servidores do Campus Marechal Deodoro", ressaltou Marília.

O projeto vencedor

Guilherme e Maryllya, junto com os amigos Emanoella Rodrigues e Higor Cerqueira, estudantes da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) e do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), venceram o Desafio Água e irão receber 10 mil dólares para implantar um projeto piloto de combate à seca em Major Izidoro. Os quatro se conheceram no Instituto Politécnico de Bragança, que mantém parceria com instituições públicas de ensino do Brasil, incluindo o Ifal.

Batizado de Palmas pra Vida, o projeto propõe o reaproveitamento de águas cinzas derivadas de uma escola municipal de Major Izidoro, terra natal da aluna Maryllya. A ideia é destinar as águas para a irrigação de palmas, plantas que alimentam o gado leiteiro da cidade que é uma das maiores produtoras da bacia leiteira de Alagoas. O projeto visa beneficiar tanto os pequenos agricultores quanto a comunidade escolar, que receberá educação ambiental e parte do leite produzido.

O Desafio Água é promovido pela Ambev, em parceria com a Brasa, maior associação de alunos do Brasil no exterior. De acordo com a organização, mais de cem brasileiros que estudam na China, nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Alemanha e em Portugal participaram da seleção. Hoje, os estudantes já estão com todo o projeto pronto, aguardando apenas o repasse da verba de implantação.