Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Confira o resultado final da assistência estudantil para o curso de Gestão Ambiental

publicado: 19/02/2019 18h32, última modificação: 19/02/2019 18h32

O Departamento de Apoio Acadêmico (DAA) publicou o resultado final da seleção de programas de assistência estudantil para todas as turmas do curso superior em Gestão Ambiental.

Clique aqui para ver o resultado final.

O edital lançado oferece bolsas e auxílios para custear despesas como transporte, alimentação e moradia, além de incentivar práticas artísticas e desportivas entre os estudantes.

São ofertadas 50 vagas para o Auxílio Permanência (Paup) e 2 vagas para o Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad). Os valores dos auxílios variam de R$ 150 a R$ 350 mensais e terão duração de um semestre letivo.

Para que servem os programas?

Os programas de assistência estudantil do Ifal buscam garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso de estudantes, na perspectiva da inclusão social, da formação ampliada, da produção de conhecimento, da melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida, buscando a prevenção das situações de retenção e evasão. Os programas também visam reduzir os efeitos das desigualdades socioeconômicas e culturais através da promoção e ampliação da formação integral dos/as estudantes, estimulando e desenvolvendo a criatividade e a reflexão crítica.

Programa de Auxílio Permanência (PAuP) transfere recursos financeiros a estudantes para custear despesas com transporte, alimentação, moradia, creche, atendimento educacional especializado (AEE) ou outras necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco ou vulnerabilidade social.

Já o Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (PIPAD) é um programa de transferência de recursos financeiros, por meio de bolsa, que possibilita aos estudantes o despertar para as experiências artísticas ou desportivas, que possam proporcionar o reconhecimento de habilidades nas diversas linguagens artísticas (artes visuais, dança, música ou teatro) e em modalidades desportivas.