Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Concamp aprova volta às aulas presenciais e com passaporte vacinal no Campus Marechal; veja cronograma

CURSOS TÉCNICOS E SUPERIOR

Retorno começa dia 7 de fevereiro e será feito de forma gradual e escalonada, de acordo com cursos e turmas
por Acássia Deliê publicado: 01/02/2022 22h48, última modificação: 01/02/2022 23h02

As aulas presenciais no Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro já têm data para serem retomadas. Em reunião realizada nesta terça-feira (1º), o Conselho do Campus (Concamp) aprovou o retorno gradual e escalonado das atividades letivas presenciais a partir do dia 7 de fevereiro, seguindo o cronograma apresentado pela direção da escola. A partir do dia 21 de fevereiro, todas as turmas de todos os cursos oferecidos pelo campus já deverão estar de volta às atividades presenciais.

A decisão do Concamp foi tomada após a aprovação do passaporte vacinal pelo Conselho Superior do Ifal (Consup), no dia 22 de dezembro de 2021. Isso significa que, para ter acesso à escola, estudantes e servidores deverão apresentar a comprovação de que tomaram as vacinas contra a Covid-19.

O passaporte vacinal é uma medida que vem sendo adotada por diversas instituições para aumentar a proteção contra a doença pandêmica que já matou mais de 628 mil pessoas no Brasil, de acordo com o Conselho Nacional das Secretários de Saúde (Conass). Embora não evitem o contágio, as vacinas reduzem drasticamente os efeitos da Covid-19 sobre o organismo humano.

COMO COMPROVAR A VACINAÇÃO

Para comprovar a vacinação, a Direção de Ensino do Campus Marechal Deodoro disponibilizou dois formulários online, um para estudantes novatos e outro para veteranos, onde estudantes devem anexar o cartão de vacinação contra a Covid-19 ou o Certificado Nacional de Vacinação, que pode ser obtido no portal ConecteSUS.

- Atenção aos veteranos: é necessário acessar o email institucional para visualizar o formulário.

Acesse o formulário para enviar seu passaporte vacinal:

1) Formulário para estudantes novatos

2) Formulário para estudantes veteranos

Os dados obtidos pelos formulários irão auxiliar a direção da escola a organizar a entrada dos estudantes pelo portão principal. Durante as primeiras semanas de aula, entretanto, a direção recomenda que os estudantes portem o cartão de vacinação para evitar contratempos no acesso à instituição. Além do passaporte vacinal, estudantes e servidores deverão usar máscaras durante toda a permanência na escola.

REUNIÃO DE PAIS

Estudantes que ingressaram no Campus Marechal Deodoro no Exame de Seleção 2022, para os cursos técnicos em Guia de Turismo e Meio Ambiente, devem ficar atentos: no próximo dia 5 de fevereiro (sábado), às 9h, a direção vai realizar uma reunião presencial com pais, mães e familiares. A chamada será divulgada nos canais de comunicação da escola. O acesso também será condicionado ao passaporte vacinal.

CRONOGRAMA DE VOLTA ÀS AULAS

O cronograma de volta às aulas preparado pela direção do Campus Marechal se divide em três semanas:

- Na primeira semana, de 7 a 11 de fevereiro, retornam às atividades presenciais todas as turmas do curso superior em Gestão Ambiental e as turmas dos 4ºs anos e dos 1ºs anos (ingressantes em 2021) dos cursos técnicos em Guia de Turismo e Meio Ambiente. Os ingressantes de 2022 (1ºs anos 2022) terão atividades remotas pelo Google Meet;

- Na segunda semana, de 14 a 18 de fevereiro, retornam às atividades presenciais as turmas dos 2ºs anos dos cursos técnicos em Guia de Turismo e Meio Ambiente. Os ingressantes de 2022 (1ºs anos 2022) terão atividades remotas pelo Google Meet;

- Na terceira semana, de 21 a 25 de fevereiro, retornam às atividades presenciais as turmas ingressantes de 2022 (1ºs anos 2022) e os 3ºs anos dos cursos técnicos em Guia de Turismo e Meio Ambiente, além de todas as turmas dos cursos técnicos noturnos em Cozinha e Hospedagem, da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), finalizando o retorno presencial.

Clique aqui para ver o cronograma.