Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Concamp aprova novos cursos e calendários acadêmicos para 2024 em Marechal Deodoro

GESTÃO PARTICIPATIVA

Última reunião do conselho de 2023 foi realizada na última terça-feira (5)
por Acássia Deliê publicado: 07/12/2023 18h00, última modificação: 07/12/2023 18h01
Exibir carrossel de imagens Presidente do Concamp, Éder Souza ressalta momento importante para o Campus Marechal

O Conselho de Campus (Concamp) aprovou, na última terça-feira (5), a proposta de abertura de novos cursos em Marechal Deodoro, com perspectiva de 10% de aumento no número de vagas oferecidas pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no município, ao longo dos próximos cinco anos. A reunião foi a última de 2023 e o conselho volta a se reunir em fevereiro de 2024.

Entre os novos cursos previstos estão as licenciaturas em Biologia e Pedagogia (EAD), cujos projetos serão preparados para o ano de 2025. Já em 2024, o campus vai receber as primeiras turmas dos cursos técnicos integrados em Instrumento Musical e Desenvolvimento de Sistemas, bem como do curso superior de Licenciatura em Letras.

"Depois de mais de uma década sem abrir novos cursos, estamos atualizando nossa estrutura, de acordo com o mundo do trabalho e as expectativas da população deodorense. Queremos ver a população cada vez mais próxima e integrada à nossa escola" - Éder Souza (presidente do Concamp)

Para o presidente do Concamp de Marechal Deodoro e diretor-geral do campus, Éder Souza, este é um momento importante da história do Ifal no município. "Depois de mais de uma década sem abrir novos cursos, estamos atualizando nossa estrutura, de acordo com o mundo do trabalho e as expectativas da população deodorense. Queremos ver a população cada vez mais próxima e integrada à nossa escola", disse o diretor-geral.

No mês de novembro, na penúltima reunião do ano, o Concamp de Marechal Deodoro já havia aprovado os calendários acadêmicos de 2024 para os cursos de nível médio e superior. A atual composição do conselho foi eleita em junho de 2023, para mandato até 2025.

O que é o Concamp?

Os Conselhos de Campus no Ifal são formados por representantes de quatro segmentos: docentes, técnicos-administrativos, discentes e representantes legais de estudantes. Os conselhos deverão ser consultados e poderão deliberar sobre as políticas de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e administração-geral dos campi, conforme a Resolução nº 15/CS/2018, aprovada pelo Conselho Superior do Ifal (Consup).

A primeira eleição do Concamp de Marechal Deodoro foi realizada em 2019. O mandato de cada conselheiro é de dois anos, podendo se reeleger, conforme a Resolução 05/CS/2019, que regulamenta as normas para as eleições dos conselhos de campi do Ifal.