Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal terá 10 projetos e cursos de extensão abertos à comunidade em 2022

EDITAIS PROEX

Propostas foram selecionadas em editais da Pró-reitoria de Extensão do Ifal
por Acássia Deliê publicado: 19/07/2022 20h28, última modificação: 20/07/2022 14h20
Projeto que usa Xadrez na sala de aula será um dos projetos de extensão de 2022. Foto: Acássia Deliê

Música, xadrez, reciclagem, educação ambiental, preparação para o Enem. Essas e outras temáticas fazem parte dos projetos e cursos de extensão oferecidos pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que serão abertos à comunidade no segundo semestre de 2022, no Campus Marechal Deodoro. No total, a escola vai realizar dez ações de extensão nos próximos meses, com participação do público externo.

Os projetos e cursos foram selecionados nos editais 04/2022 e 07/2022 da Pró-reitoria de Extensão do Ifal (Proex). Alguns deles já têm parceria formalizada com escolas e outros espaços sociais, como o projeto que vai levar uma composteira didática para aproveitar os resíduos sólidos orgânicos da Feirinha de Marechal Deodoro.

Outras ações têm inscrições gratuitas para o público interessado em participar, como a IV Feira de Ciências Ambientais e o cursinho popular Luiza Mahin. Informações sobre prazos e requisitos são divulgadas pelo site e pelas redes sociais do Campus Marechal Deodoro.

O coordenador de Extensão do campus, Renato Lôbo, explica que as ações de extensão ampliam a atuação do Ifal nas comunidades da região, fortalecendo seu relacionamento e aproximação com o seu cotidiano. "É uma oportunidade de podermos contribuir com as principais questões da sociedade e também um ambiente favorável à formação cultural ampla, dos múltiplos talentos de nossos discentes, de ampliação das ações de pesquisa, estudos relevantes para a mudança da realidade individual e coletiva que se configura num processo de transformação importante para todos os envolvidos", diz o coordenador.

O que é Extensão?

A extensão é um processo educativo que, articulado ao ensino e à pesquisa, viabiliza a interação entre o Ifal e a sociedade. Ela envolve professores e estudantes da instituição na execução de ações direcionadas à comunidade externa.

Os projetos de extensão envolvem diferentes atividades com finalidade de impacto social bem delimitados, com objetivos específicos e prazo determinado. Eles têm caráter educativo, tecnológico, social, cultural, artístico ou esportivo, visando à inclusão social e produtiva, para favorecer o desenvolvimento local e regional.

Já os cursos de extensão são ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, com oferta não regular. Podem ser de formação inicial ou continuada (FIC), ou livres, ofertados nas modalidades presencial, semipresencial ou à distância.

Veja a lista de ações de extensão para 2022 em Marechal Deodoro:

EDITAL PROEX Nº 04/2022

PROGRAMAS E PROJETOS APROVADOS:

• 1) Projeto Coro Sinfônico (Artifal)
  • 2) IV Feira de Ciências Ambientais – Etapa escolas estaduais
  • 3) Reciclagem do bem
  • 4) Turismo na escola: descobrir, entender e cuidar de Boca da Mata
  • 5) Xadrez em sala de aula para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático
  • 6) Educação ambiental na infância: uso do solo como prática pedagógica no Ensino
  • Fundamental
  • 7) Composteira didática: aproveitando os resíduos sólidos orgânicos da Feirinha de
  • Marechal Deodoro