Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal tem três trabalhos selecionados para Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

LABORATÓRIO IFMAKER

Evento será realizado em Brasília, de 28 de novembro a 4 de dezembro
por Acássia Deliê publicado: 28/10/2022 14h40, última modificação: 28/10/2022 17h54

Três trabalhos desenvolvidos no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foram selecionados para exposição na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que será realizada em Brasília-DF, de 28 de novembro a 4 de dezembro. Desenvolvidos por estudantes e professores vinculados ao Laboratório IFMaker do Campus Marechal Deodoro, os trabalhos também irão representar Alagoas no evento, já que foram os únicos selecionados no estado.

Os três projetos foram realizados por estudantes do curso superior em Gestão Ambiental, pelo método conhecido como "mão na massa" , desenvolvidos com equipamentos e suporte do laboratório.

A seleção foi realizada por meio do Edital 99/2022, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, ligada ao Ministério da Educação (MEC). Os trabalhos selecionados serão apresentados na modalidade pôster. São eles:

1) Composteira didática: uma forma mais sustentável de aproveitamento de resíduos sólidos orgânicos da Feirinha de Marechal Deodoro-AL (dos estudantes Ana Karine de Oliveira, Raquel Lins, Laura Ramos e Thiago dos Santos, orientados pelo Prof. Dr. Dário Nicácio);

2) Construção e caracterização de dessanilizador solar usando tecnologias sociais em Marechal Deodoro-AL (dos estudantes Ana Karine de Oliveira e Thiago dos Santos, orientados pelo Prof. Dr. Dário Nicácio);

3) Construção de coletor de resíduos sólidos para boca de lobo com material reciclável: garrafa pet (do estudante Thiago dos Santos, orientado pelo Prof. Dr. Geraldo Valle).

Para o coordenador do Laboratório IFMaker do IFAL - Campus Marechal Deodoro, Dário Nicácio, a seleção é um reconhecimento ao trabalho de pesquisa e inovação que vem sendo desenvolvido no campus. "É uma oportunidade para mostrar os resultados relacionados ao investimento da Setec na construção do laboratório de prototipagem no Campus Marechal Deodoro e também ao apoio da gestão do nosso campus e da Reitoria do Ifal, em relação à infraestrutura", comentou o professor.

As atividades do laboratório podem ser acompanhadas pelo Instagram @ifmaker_marechal_deodoro e pelo canal no YouTube - Lab Maker Marechal Deodoro.

Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

A Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica será realizada entre os dias 28 de novembro a 4 de dezembro de 2022, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. A ação tem o objetivo de criar um ambiente de aproximação entre as instituições de Educação Profissional e Tecnológica e o mundo do trabalho, bem como a integração e a troca de experiências entre as diferentes redes de ensino.

O evento terá a temática da Tecnologia e da Inovação e também busca promover a participação de estudantes e de profissionais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no desenvolvimento de projetos de inovação, iniciação e extensão, a fim de ampliar a divulgação e valorização dessa modalidade educacional.