Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal seleciona dois bolsistas para projeto sobre pesca de bagre no Pilar

ENSINO E PESQUISA

Podem concorrer estudantes do curso superior em Gestão Ambiental e dos cursos técnicos em Guia de Turismo e Meio Ambiente
por Acássia Deliê publicado: 17/02/2022 20h27, última modificação: 17/02/2022 20h34

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), por meio do Campus Marechal Deodoro, fará um diagnóstico da pesca artesanal do peixe bagre no município do Pilar-AL. Para isso, abriu seleção de dois estudantes bolsistas que integrarão a equipe do projeto, recebendo bolsa mensal de R$ 400 durante o período de seis meses, de março a agosto de 2022.

Podem concorrer estudantes regularmente matriculados no curso superior em Gestão Ambiental e nos cursos técnicos em Guia de Turismo e Meio Ambiente, que atendam aos requisitos do Edital 01/2022/IFAL-MD.

Para se inscrever, é necessário apresentar o requerimento de inscrição (Anexo I), juntamente com os documentos exigidos pelo edital em arquivo único (PDF), que deve ser enviado para o email extensao.marechal@ifal.edu.br, até o dia 20 de fevereiro.

- Clique aqui para ler o edital completo.

A seleção será feita em duas etapas: análise documental e entrevista. O resultado final, após todas as etapas e os recursos, será divulgado no dia 24 de fevereiro. Em caso de dúvidas, estudantes devem procurar a Coordenação de Extensão do Campus Marechal Deodoro.

Sobre o projeto

O projeto "Pesca artesanal do peixe bagre da Lagoa Manguaba do município de Pilar" é coordenado pelo professor José Aparecido Gama, mestre em Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O projeto foi o único selecionado do Ifal e o sexto colocado nacional na chamada pública feita pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC).

A chamada pública da Setec 63/2021 tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos destinados ao registro e ao desenvolvimento de Indicações Geográficas e marcas coletivas, baseando-se em atividades de pesquisa, extensão e estímulo ao empreendedorismo e à inovação. O projeto do Campus Marechal Deodoro foi selecionado pelo Eixo I: Diagnóstico sobre o potencial de Indicação Geográfica (IGs).