Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal realiza qualificação inédita com colaboradores históricos da unidade

FORMAÇÃO CONTINUADA

Formatura reuniu servidores, familiares e amigos em momentos de grande emoção
por Acássia Deliê publicado: 14/12/2023 14h06, última modificação: 15/12/2023 14h13
Exibir carrossel de imagens Turma teve 16 colaboradores formados

Turma teve 16 colaboradores formados

Jorge Zacarias dos Santos viu nascer o campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Marechal Deodoro, quase três décadas atrás. À época, o espaço foi construído ainda como Unidade Descentralizada (Uned) da antiga Escola Técnica Federal (Etfal). Depois, em 1999, foi convertida em unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e, finalmente, em campus do Ifal, em 2008.

E Jorge faz parte desses quase 30 anos de história. Ele foi um dos primeiros trabalhadores contratados para os serviços administrativos da escola, tendo passado por diversas funções até a atual assistência na Coordenação de Apoio Estudantil (CAE). Sempre homenageado pelos estudantes nas formaturas dos cursos técnicos da instituição, agora pela primeira vez Jorge foi formando, junto com outros 15 colaboradores do Campus Marechal Deodoro.

Jorge Zacarias: quase 30 anos de serviço públicoJorge e os colegas de trabalho participaram do curso de Formação Continuada em Comunicação e Linguagem, qualificação inédita ofertada pela gestão do campus, por meio da Comissão de Gestão de Pessoas. De março a novembro de 2023, a turma participou de vários módulos educacionais, acessando conteúdos em aulas ministradas pelos próprios docentes da instituição.

Uma das coordenadoras do projeto, a professora Niedja do Egito ressalta que o curso de qualificação era um sonho antigo da gestão do campus. "É realmente um momento muito especial. Havia muito tempo que vínhamos desenhando o curso e começamos a organizá-lo em 2019, quando logo em seguida a pandemia interrompeu nossos planos. Agora, finalmente, conseguimos e esperamos que seja apenas o primeiro passo", disse Niedja, que ministra aulas de Língua Inglesa no campus.

"Essas sementes foram plantadas pelos professores e agora estão rendendo 16 bons frutos. Foram sementes plantadas para o desenvolvimento do nosso trabalho e da nossa vida" - Fernando dos Santos

A formatura dos colaboradores foi realizada no dia 7 de dezembro de 2023, com momentos de muita emoção, junto a amigos e familiares. Orador da turma matutina, José Fernando dos Santos apresentou uma parábola para representar o sentimento do grupo sobre o curso. "Essas sementes foram plantadas pelos professores e agora estão rendendo 16 bons frutos comigo. Foram sementes plantadas para o desenvolvimento do nosso trabalho e da nossa vida e a gente fica muito feliz e agradecido", discursou Fernando, também assistente na CAE.

Já a colaboradora Maria Cícera da Silva, oradora da turma vespertina, lembrou do incentivo diário dos professores e da gestão para que todos concluíssem o curso: "Tinha dias que batia o cansaço e o desânimo, mas ninguém deixava a gente desistir, todos os dias era um incentivo, era 'vai estudar, Maria!'. Eu só tenho a agradecer".

Mesa de abertura com membro do campus e da ReitoriaPara o diretor-geral do Campus Marechal Deodoro, Éder Souza, os trabalhos realizados pela Comissão de Gestão de Pessoas estão fazendo história na instituição: "Todos os trabalhadores do nosso campus são educadores. Sejam os próprios docentes, sejam os servidores técnico-administrativos, sejam os colaboradores contratados. Todos, de alguma forma, educam nossos estudantes diariamente e, portanto, precisam estar permanentemente qualificados. É uma alegria ver mais esse sonho se concretizando no Campus Marechal".

Representando a Reitoria do Ifal, o chefe do Departamento de Educação Básica, Israel Crescêncio, também participou da cerimônia e ressaltou o pioneirismo do Campus Marechal com a iniciativa: "Sem dúvidas é uma ação que pode ser reproduzida pelos nossos outros campi, porque só fortalece a nossa rede de educação federal. Desejo que cada um de vocês continue a estudar sempre, tenham perseverança e continuem a caminhar".

Comissão de Gestão de Pessoas foi homenageada na formaturaAinda integraram a mesa da formatura o diretor de Ensino do campus, Paulo Aparecido, e a diretora de Administração do campus, Karine Miranda. O Coral Por Em Canto se apresentou na abertura e recepcionou os formandos e familiares. Foram homenageadas a ex-colaboradora Vânia Melo e os membros da Comissão de Gestão de Pessoas. A cerimônia foi conduzida pela chefe do Departamento de Apoio Acadêmico (DAA), Deise Mendes, em conjunto com as professoras Niedja do Egito e Socorro Santos.

Baixe as fotos da formatura.

Confira a lista de colaboradores formados:

1. Anderson Rogério Dos Santos
  2. Antonio Batista Dos Santos (Tonho)
  3. Cicero Carlos De Sena Pinto
  4. Edenilson Da Silva Santos
  5. Elizangela Maria Dos Santos
  6. Enio Carlos Da Silva Santos
  7. João Batista Dos Santos
  8. Jorge Zacarias Dos Santos
  9. Joseanderson Santana Da Silva
  10. Jose Fernando Vieira Dos Santos
  11. Maria Cicera Da Silva