Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal projeta retorno das aulas presenciais para janeiro de 2022

Campus Marechal projeta retorno das aulas presenciais para janeiro de 2022

AINDA PRECISA DE APROVAÇÃO NO CONCAMP

Cronograma inclui reuniões com pais e familiares e pode ser alterado conforme andamento da pandemia de Covid-19
por Acássia Deliê publicado: 02/12/2021 18h46, última modificação: 13/01/2022 16h35
Anúncio foi feito em transmissão ao vivo pelo canal da escola no Youtube

ATUALIZAÇÃO EM 12 DE JANEIRO:

Com passaporte vacinal, Campus Marechal deve retomar aulas presenciais em fevereiro

19 de janeiro de 2022. Essa é data projetada para o retorno de todas as aulas presenciais no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Marechal Deodoro. O anúncio foi feito pela direção da escola na noite de ontem (1º), por meio de transmissão ao vivo pelo Youtube. Além da data de retorno geral, a direção também divulgou um cronograma de atividades preparatórias, incluindo reuniões com mães, pais e familiares dos estudantes da Educação Básica.

O cronograma, porém, ainda precisa ser aprovado pelo Conselho do Campus (Concamp) e pode sofrer alterações caso haja retrocessos no quadro da pandemia da Covid-19, como explica o diretor-geral do campus, Éder Souza. "Iremos respeitar todas as deliberações vindas do colegiado do Concamp. Estamos tendo responsabilidade absoluta em relação à segurança sanitária da nossa comunidade, fazendo todos os debates necessários. Se houver novo agravamento da pandemia, é possível alterar novamente o calendário, mas, por enquanto, trabalhamos com a projeção de retorno geral em janeiro".

O diretor também ressaltou a possibilidade de implementação do passaporte da vacina, restringindo a entrada na escola e participação em atividades presenciais apenas para pessoas vacinadas contra a Covid-19. "Nós apoiamos o passaporte da vacina e estamos fazendo esse debate com urgência. Tão logo haja viabilidade legal, nós vamos implementá-lo. Por isso, é fundamental sensibilizar todos os estudantes e seus familiares para realizar todas as etapas de vacinação o mais rápido possível", alerta o diretor-geral.

"Estamos tendo responsabilidade absoluta em relação à segurança sanitária da nossa comunidade, fazendo todos os debates necessários" - Éder Souza, Diretor-Geral

O calendário e locais de vacinação em Marechal Deodoro tem sido divulgado diariamente pela Prefeitura Municipal e replicado nas redes sociais do campus. Após o retorno presencial, a escola também pretende instalar um posto de vacinação em suas dependências, em parceria com o município, para acelerar a vacinação dos estudantes acima de 12 anos.

Reuniões com familiares

Para explicar como será o retorno presencial e as adaptações necessárias ao calendário acadêmico, o Campus Marechal Deodoro fará três reuniões com mães, pais e familiares dos estudantes. As duas primeiras serão nos dias 11 e 18 de dezembro de 2021, apenas para famílias dos estudantes dos 1os anos diurnos, que iniciaram os cursos de Guia de Turismo e Meio Ambiente em 2021. Já a terceira reunião será geral, com familiares de todos os cursos e turmas, no dia 15 de janeiro de 2022.

"É importante que os familiares reservem tempo para participar, pois serão momentos de esclarecer todas as dúvidas sobre o retorno presencial. O engajamento das famílias é sempre fundamental para garantir a boa permanência dos estudantes na escola", afirma o diretor de Ensino do campus, Rodrigo Lucena, que também participou da transmissão ao vivo.

Seminário Profissional EJA

Ainda no mês de dezembro, haverá o retorno presencial para os cursos técnicos noturnos em Cozinha e Hospedagem, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O retorno se dará com o Seminário de Prática Profissional Obrigatória nos dias 14, 15 e 16 de dezembro. O evento vai incluir na programação uma série de atividades voltadas para o mundo do trabalho.

Já o retorno presencial dos demais docentes da instituição será em janeiro de 2022, com uma programação de acolhimento nos dias 17 e 18. Os técnicos-administrativos, por sua vez, retornaram ao trabalho presencial no dia 3 de novembro de 2021.

O calendário de retorno gradual dividido em fases busca atender à Resolução 45/2021 do Conselho Superior do Ifal (Consup), aprovada no mês de outubro de 2021.

Assista ao vídeo completo: