Notícias
Campus Marechal lança primeira edição do jornal pedagógico "Ifal aí"
PRODUÇÃO ESTUDANTIL

Equipe à frente da primeira edição do jornal Ifal Aí, na aula inaugural de 2025. Foto: Acássia Deliê
Jornais estudantis são importantes ferramentas de ensino-aprendizagem. No Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro, um projeto desenvolvido pela equipe pedagógica deu vida à primeira edição do Ifal Aí, jornal pedagógico produzido por estudantes dos cursos técnicos e superiores da instituição.
Coordenado pela pedagoga Caroline Simões, o projeto foi aprovado em dois editais da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal): 06/2024 e 08/2024, visando estimular a produção textual. O projeto foi orientado pelo professor Bruno Ribeiro, responsável pela disciplina de Língua Portuguesa, junto com o técnico-administrativo José Victor Batista, que faz parte da equipe pedagógica do campus. Além disso, contou com diversas colaborações de outros membros da comunidade acadêmica.
"Foi um projeto protagonizado pelos estudantes do começo ao fim, tanto estudantes dos cursos técnicos, como dos cursos superiores. Ficamos apenas como apoio pedagógico e as devidas orientações. O processo contou com engajamento dos estudantes e o nosso principal objetivo foi atingido, que foi incentivar a escrita e auxiliar na produção textual", afirmou a pedagoga Caroline Simões.
Para o estudante Allison Silva, do curso técnico em Meio Ambiente, o projeto foi uma oportunidade de desenvolver a escrita em novos gêneros textuais. "Eu já gostava de escrever e já tinha escrito crônicas, contos, textos simples, estórias, mas agora escrevi meu primeiro texto jornalístico. Além disso, o trabalho em equipe foi muito importante, todos estavam sempre ali, se ajudando, ajudando a desenvolver as matérias, as pesquisas, as crônicas", disse Allison.
Na primeira edição, o Ifal Aí trouxe informações sobre os eventos institucionais do Campus Marechal Deodoro, como a Feira de Ciências Ambientais; sobre os novos cursos técnicos e superiores do campus; curiosidades sobre a escola; e também crônicas elaboradas pelos estudantes. A edição foi lançada no dia 24 de março, na aula inaugural do ano letivo de 2025.