Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal lança edital unificado para seleção de estudantes em auxílios permanência e conectividade

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Edital também oferta chips de dados móveis de acordo com a demanda; inscrições até dia 22/7
por Acássia Deliê publicado: 14/07/2021 16h33, última modificação: 14/07/2021 16h33

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal está com inscrições abertas, até o dia 22 de julho, para a seleção de estudantes nos Programas da Assistência Estudantil, Auxílio Conectividade e Projeto Alunos Conectados. A seleção está sendo feita por um edital unificado, com vigência até dezembro de 2021.

O edital prevê 460 vagas para o Auxílio Permanência, no valor mensal de R$ 130; a oferta de chips de dados móveis de acordo com a demanda; e cadastro de reserva para o Auxilio Conectividade, no valor mensal de R$ 70.

Podem concorrer estudantes regularmente matriculados/as nos cursos técnicos diurnos e noturnos e também no curso superior, prioritariamente com renda per capita de até um salário-mínimo e meio. Renda per capita é a soma de toda a renda familiar dividida pelo número de pessoas que residem na mesma casa.

Os interessados devem preencher o Questionário Socioeconômico e enviar toda a documentação exigida no edital pelo email servicosocial.marechal@ifal.edu.br. Os modelos de requerimentos e declarações estão nos anexos do edital.

O resultado preliminar da seleção está previsto para ser divulgado em 16 de agosto.

Em caso de dúvidas ou dificuldades na inscrição, os estudantes devem entrar em contato com o Serviço Social pelo email servicosocial.marechal@ifal.edu.br ou com o Departamento de Apoio Acadêmico pelo email daa.marechal@ifal.edu.br, pelo Instagram @daa.ifal.md ou pelo telefone (82) 98113-9266

Clique aqui e leia o edital completo.

Clique aqui para preencher o questionário socioeconômico.

Clique aqui para baixar os anexos do edital.

SOBRE OS PROGRAMAS - A Política de Assistência Estudantil do Ifal visa possibilitar condições para o acesso dos estudantes, a permanência deles com qualidade na instituição e a conclusão com êxito nos cursos presenciais. Nesse sentido, o Programa Auxílio Permanência (PAuP) se caracteriza pela transferência de recursos financeiros a alunos com necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco e/ou vulnerabilidade social.

Já o Auxílio Conectividade é  um programa implementado pelo Ifal em 2020, após a pandemia da Covid-19, como forma de proporcionar aos estudantes sem condições de acesso à internet, meios para manutenção do vínculo institucional. Sua concessão inclui duas modalidades: auxílio financeiro de R$ 70 mensais, para ser utilizado na contratação de serviço de acesso à internet fixa ou móvel; e disponibilização de equipamento (tablet) para acesso à internet mediante cessão para os discentes dos últimos anos ou doação para os demais.

O programa Alunos Conectados, por sua vez, é uma parceria com o Ministério da Educação (MEC) com a finalidade de permitir aos estudantes as condições para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas fora do campus, através da concessão de Serviço Móvel (SMP), com fornecimento de SIM CARDs (chips telefônicos) das operadoras Claro e OI, de franquia de 20GB de tráfego de dados mensal para utilização em todo o território nacional, sem custo adicional por deslocamento.