Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal lança campanha 'Me Economize!' para reduzir gastos com energia elétrica

Aparelhos de ar-condicionado são desligados antes das 9h e depois das 16h nos setores administrativos

por Acássia Deliê publicado: 11/07/2019 17h47, última modificação: 11/07/2019 17h47
Exibir carrossel de imagens Adesivos reforçam campanha nas salas da escola

Adesivos reforçam campanha nas salas da escola

Me Economize! Com essa chamada de ação, que remete a uma famosa expressão popular, o Instituto Federal de Alagoas quer chamar a atenção de servidores e estudantes a reduzir gastos com energia elétrica no Campus Marechal Deodoro. Entre as medidas da nova campanha está o desligamento obrigatório dos aparelhos de ar-condicionado nos setores administrativos da escola, sempre antes das 9h e após as 16h.

Além disso, cartazes e adesivos estão sendo espalhados pelos setores e salas de aula, conscientizando sobre a importância de desligar luzes e outros equipamentos nos horários em que não estejam sendo utilizados. Diretorias e departamentos também estão autorizados a readequar a distribuição dos setores para reduzir o uso de energia. As medidas estão publicadas na portaria 129/2019, do campus.

"Nossa expectativa é reduzir os gastos de energia em 25%" - Karine Miranda, diretora de Administração do IFAL-MD

"Nossa expectativa é reduzir os gastos de energia em cerca de 25%, principalmente com a redução do uso do ar-condicionado. É uma medida necessária para adequarmos nossos gastos de custeio diante do bloqueio de recursos feito pelo governo federal", explica a diretora de Administração do campus, Karine Miranda.

O bloqueio

Em março de 2019, o governo federal publicou o decreto 9741, bloqueando cerca de R$ 34,9 bilhões do orçamento da União em 2019. No Ministério da Educação (MEC), o bloqueio foi de aproximadamente R$ 5,8 bilhões. De acordo com a portaria 1235, publicada pela Reitoria do Ifal em abril, o bloqueio estabelecido pelo MEC para o instituto foi de R$ 12,8 milhões nas verbas de custeio. Desde então, o instituto vem estudando e debatendo medidas para garantir o funcionamento dos campi com orçamento reduzido para o custeio.

Verbas de custeio são recursos destinados ao pagamento de bolsas de monitoria, contratos de terceirização (como equipes de limpeza, segurança, motoristas, etc.), contas de água e energia elétrica, combustível, materiais de expediente e outras despesas de manutenção. Não estão inclusos nestas verbas, por exemplo, o pagamento de bolsas de assistência estudantil, a folha de pessoal, a aquisição de móveis ou realização de obras.

No Campus Marechal Deodoro, o orçamento inicial para 2019, em verbas de custeio, era de aproximadamente R$ 2,1 milhões, mas passou para R$ 1,3 milhão após o bloqueio do MEC. Destes, cerca de 70% já estavam empenhados até o dia 8 de julho, ou seja, já estavam comprometidos.

"Nós tínhamos todo um planejamento para 2019 que já estava em execução quando veio o contingenciamento. Na prática, nos resta apenas 30% do orçamento para chegar ao final do ano. A campanha de redução do gasto de energia é um esforço conjunto que vamos fazer para tentar minimizar esse impacto, mas esperamos que o governo federal reveja esse bloqueio o mais rápido possível", explica o diretor-geral do Campus Marechal Deodoro, Éder Souza.

Cartaz Energia.png