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Campus Marechal discute modelo educacional a partir de experiência da Finlândia
Professores alagoanos estiveram no país europeu que é líder mundial em qualidade da educação
Depois de três meses conhecendo de perto o avançado sistema educacional da Finlândia, professores de Alagoas agora usam a experiência para discutir o modelo de Educação Profissional aqui no Brasil. As discussões começam em setembro no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro.
Este ano, o Campus Marechal teve dois representantes selecionados para o programa Professores para o Futuro (MEC/CNPQ), que promove a integração entre educadores da Rede Federal e o modelo finlandês de excelência na formação tecnológica. De abril a junho, os professores Michely Libos e Victor Sgarbi, junto com o professor Marcelo Corrêa (IFAl - Maceió) e outros 45 brasileiros participaram de uma capacitação na TAMK University of Applied Sciences, vivenciando o modelo educacional finlandês. Agora, usam a experiência para discutir diferentes temas relacionados à educação, como a Flexibilização Curricular.
“Sem dúvidas, a Finlândia tem muito a nos ensinar. Agora, vamos montar um grupo de trabalho para discutir o currículo na Educação Profissional do Brasil e sua flexibilização. É um tema de grande interesse institucional e que necessita ser estudado e debatido para crescermos como instituição e propormos mudanças que melhorem o processo de ensino e aprendizagem”, analisa a professora Michely Libos, responsável pelas oficinas sobre o assunto.
A partir de setembro, uma série de oficinas entre os professores do Ifal – Campus Marechal irá discutir questões como o sistema educacional finlandês, a aprendizagem baseada em projetos e em problemas, novas tecnologias e metodologias de ensino e como a flexibilização curricular pode ser implementada na Rede Federal de Ensino Técnico do Brasil.
Os mesmos temas estão sendo discutidos no IFAL - Campus Marechal e nos institutos federais da Paraíba, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais, que também enviaram representantes à Finlândia. Ao final, os professores produzirão um documento único com diretrizes para a Flexibilização Curricular no Brasil, com as contribuições de todos os docentes que participarem das oficinas.
Educação na Finlândia
A Finlândia é reconhecida internacionalmente pelo sucesso obtido nos rankings mundiais de Educação, incluindo o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). No país europeu, a docência é uma das profissões mais respeitadas e o sistema de ensino é um dos mais avançados do planeta.
"Levamos décadas para montar nosso currículo, mas em educação é preciso andar para frente, renovar, para acompanhar as mudanças do mundo. Nosso segredo sempre foi dar liberdade aos professores e é isso que esperamos promover ainda mais", disse Sanni Grahn Laasonen, ministra da Educação e Cultura da Finlândia, em uma palestra sobre tendências para a educação, realizada em São Paulo no último mês de março.
O calendário de oficinas no Campus
Serão realizadas cinco oficinas com momentos presenciais e outros cinco momentos virtuais, num total de 69 horas de duração, seguindo a metodologia de aprendizagem híbrida. Ambas são partes integrantes do projeto de Desenvolvimento de Trabalho junto ao CNPq (VET III – Professores para o Futuro – Finlândia).
As oficinas têm com proposta discutir os seguintes temas: Sistema Educacional Finlandês; Currículo; Itinerário formativo; Atividades centradas no aluno; Aprendizagem baseada em Projetos e em Problemas; Flexibilização curricular: como ocorre na Finlândia e como pode ser implementada na Rede Federal de Ensino Técnico – piloto; e novas tecnologias e metodologias de ensino.
Os professores interessados em participar farão parte de um Grupo de Trabalho (portaria). Ao final do período, será emitida certificação para os participantes que obtiverem 75% de presença nos dois ambientes de aprendizagem. Confira as datas:
DATA |
HORÁRIO |
LOCAL |
1/9 (quinta-feira) |
14h às 17h |
Auditório do IFAL MD |
15/9 (quinta-feira) |
14h às 17h |
Auditório do IFAL MD |
29/9 (quinta-feira) |
14h às 17h |
Auditório do IFAL MD |
3/11 (quinta-feira) |
14h às 17h |
Auditório do IFAL MD |
17/11 (quinta-feira) |
14h às 17h |
Auditório do IFAL MD |