Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal Deodoro sediará a 4ª edição do Seminário Nacional de Educação Agrícola e do Campo
conteúdo

Notícias

Campus Marechal Deodoro sediará a 4ª edição do Seminário Nacional de Educação Agrícola e do Campo

Evento ocorrerá entre os dias 19 e 21 de agosto; prazo para submissão de relatos de experiência vai até 7 de julho
por Alexandre Abreu publicado: 02/07/2026 18h31, última modificação: 02/07/2026 18h37

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Marechal Deodoro, receberá a 4ª edição do Seminário Nacional de Educação Agrícola e do Campo. Com o tema “Acesso, permanência e êxito na educação do campo”, o evento será realizado entre os dias 19 e 21 de agosto e tem como objetivo promover a integração de saberes, a troca de experiências e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à educação do campo.

O Campus Marechal Deodoro foi confirmado como sede do seminário em abril, durante o Fórum de Educação do Campo (Forcampo), promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília (DF).

“Trazer a 4ª edição do Seminário para Alagoas é uma decisão estratégica porque aproxima o debate da realidade local, fortalece o protagonismo do Ifal e amplia a participação da comunidade acadêmica. Além disso, promove articulação com outras instituições e políticas públicas, deixando um legado concreto para a educação do campo no estado”, avaliou Magno Abreu, diretor-geral do Ifal Campus Batalha e um dos membros que integram a equipe do Forcampo.

O Forcampo é um órgão de assessoramento do Conif responsável pela discussão e elaboração de propostas de políticas sistêmicas vinculadas ao tema. Entre outras ações, o grupo discute questões sobre estrutura das unidades agrícolas, incluindo recursos humanos e financeiros, a ressignificação do ensino agrícola e melhorias didático pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem voltadas à educação do campo.

A inscrição para a 4ª edição do Seminário Nacional de Educação Agrícola e do Campo é gratuita e deve ser feita clicando neste link.

Relatos de experiências

Além das visitas de campo, durante a realização do seminário, também estão programadas apresentações de relatos de experiências desenvolvidas nas unidades de tipologia agrícola que ofertam a educação do campo nos institutos federais do Brasil.

Pensando nisso, o Forcampo lançou o Edital nº 06/2026, por meio do qual serão selecionados 40 relatos, para serem apresentados em mesas temáticas preparadas pela comissão organizadora do evento. Posteriormente, esses materiais serão publicados no 2º e-book institucional do Forcampo. 

As submissões devem ser feitas até 7 de julho, neste link. Podem submeter propostas servidores efetivos dos institutos federais, professores substitutos, técnico-administrativos em educação e estudantes, desde que em coautoria com docentes. Cada trabalho pode contar com até três autores.

Os proponentes poderão escolher entre dois eixos temáticos: “Acesso estudantil na educação Agrícola e do Campo” e “Permanência e Êxito estudantil na educação Agrícola e do Campo”.

Os textos devem ter entre oito e 12 páginas, seguir as normas da ABNT e atender ao modelo definido no edital. A avaliação será realizada por comissão designada pelo Forcampo, e a divulgação da lista dos relatos aprovados está prevista para 14 de julho.

>> Edital nº 06/2026 na íntegra

>> Retificação do Edital nº 06/2026

 

Com informações da assessoria de Comunicação do Conif