Notícias
Ações educativas marcam Outubro Rosa no Campus Marechal
EDUCAÇÃO SEXUAL
Ginecologistas conversaram com estudantes sobre prevenção a doenças. Fotos: Acássia Deliê
* Estagiária sob supervisão da jornalista Acássia Deliê
Outubro vai chegando ao fim após uma série de ações educativas e de conscientização sobre saúde sexual e reprodutiva no Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro. As ações integraram a campanha Outubro Rosa e envolveram estudantes e servidores da instituição para prevenir o câncer de mama e o câncer de colo de útero.
Desenvolvida pelo Departamento de Apoio Acadêmico (DAA), por meio do setor de Saúde Escolar, a campanha contou com palestras e rodas de conversa a partir do tema "Desvendando a Sexualidade", com a presença de médicas ginecologistas convidadas.
"Muitas mulheres ainda têm dificuldades em acessar informações sobre seu próprio corpo, o que acaba gerando medos e incertezas. Por isso, a importância do Outubro Rosa" - Camilla dos Anjos, médica escolar
Nas rodas de conversa interativas, estudantes e servidores debateram temas como autocuidado e prevenção do câncer de mama e de colo do útero; saúde sexual e os principais desafios da ginecologia; métodos contraceptivos e planejamento familiar; e a importância do acompanhamento ginecológico regular.
Além das palestras, os participantes também contaram com momentos de orientação sobre a realização do autoexame uma das formas mais eficazes de prevenção ao câncer de mama, que pode acontecer tanto em mulheres como em homens.
A Saúde da Mulher no centro do debate
Camilla dos Anjos é médica escolar no Ifal - Campus Marechal Deodoro e também uma das organizadoras da campanha Outubro Rosa na instituição. Ela ressaltou a importância das ações no ambiente escolar. “O Outubro Rosa permite intensificar a reflexão sobre o autocuidado, sobretudo entre as mulheres, a partir de temas como gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis. Muitas mulheres ainda têm dificuldades em acessar informações sobre seu próprio corpo, o que acaba gerando medos e incertezas. Por isso, iniciativas como essa são essenciais para fomentar o conhecimento e incentivar o autocuidado”, disse Camilla.
- Veja fotos da Campanha no Ifal - Marechal Deodoro
Outra convidada para as palestras foi a ginecologista Grace Monteiro. Para ela, é importante falar com jovens, principalmente as meninas, sobre prevenção, sexualidade e método contraceptivo. “A informação faz com que as mulheres, principalmente as mais jovens, entendam como se prevenir de gestação não planejada e de possíveis doenças”, explicou a médica.
Outubro Rosa: o mês da prevenção
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele, com 73,6 mil novos casos em 2024. Já o câncer do colo do útero é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países. No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina com 17 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025.
O Outubro Rosa é uma campanha global que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo de útero, doenças que mais afetam as mulheres no Brasil. A programação do Campus Marechal Deodoro visa fortalecer a campanha, sobretudo entre os jovens, trazendo luz também para a saúde sexual e reprodutiva.