Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal Deodoro lança relatório trimestral de execução orçamentária

Campus Marechal Deodoro lança relatório trimestral de execução orçamentária

Publicações serão publicadas periodicamente no site institucional do Campus

por Acássia Deliê publicado: 06/07/2018 22h59, última modificação: 06/07/2018 23h23

Empenho. Custeio básico. Dotação. Se você não tem familiaridade com o mundo das finanças, provavelmente essas palavras não dizem muita coisa. Mas entendê-las é fundamental para quem deseja compreender como funciona uma instituição pública. Pensando nisso, o Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro criou o Relatório de Execução, Controle e Transparência, publicação trimestral que traz o orçamento comentado da instituição.

A primeira edição foi lançada nesta sexta-feira (6), com os números dos três primeiros meses de 2018. A iniciativa é do Departamento de Orçamento e Finanças (DOF) do Campus, baseada no "Tesouro Gerencial", um sistema de "business intelligence" desenvolvido pela Secretaria do Tesouro Nacional para gerar relatórios dinâmicos.

"O IFPB - Campus João Pessoa já tem uma experiência semelhante bem-sucedida desde 2015. No ano passado, participamos de uma capacitação promovida pelo Ifal sobre essa ferramenta e decidimos implantar aqui em Marechal. Sempre fomos incentivados pela direção a fazer algo desse tipo, já tínhamos a liberdade, só faltava a ferramenta", explica o chefe do DOF, Tiago Rodrigues.

O trabalho também é assinado pelos servidores Diana Balbino e Ivanildo de Souza, coordenadores de Orçamento e Finanças, respectivamente. A ideia é publicar uma nova edição do relatório a cada três meses, não apenas com os dados brutos, mas também definições e explicações didáticas, que facilitem o entendimento de servidores, estudantes e da comunidade externa.

"Não é incomum as pessoas buscarem dados sobre o Campus no Portal da Transparência e não conseguirem encontrá-los ou entendê-los. Com o relatório, conseguimos explicar de onde os recursos vêm e detalhar como estão sendo investidos. Faz parte da promoção do controle social e facilitar as discussões dentro do instituto, inclusive junto à sociedade", diz Tiago.

Você pode baixar o relatório no site do Campus Marechal Deodoro, na seção Administração, e contribuir com sugestões pelo email orcamento.marechal@ifal.edu.br.