Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal Deodoro inicia programação docente com Encontro Pedagógico
conteúdo

Notícias

Campus Marechal Deodoro inicia programação docente com Encontro Pedagógico

Encontro propôs um espaço de formação, escuta e construção coletiva
publicado: 02/02/2026 13h54, última modificação: 02/02/2026 13h54

*Por Camylle Vitória, estagiária de jornalismo

Entre os dias 28 e 30 de janeiro, o Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro realizou o 2º Encontro de Formação Pedagógica. O evento reuniu docentes, equipes pedagógicas e setores de apoio ao ensino em torno do tema “Acesso, permanência e êxito dos estudantes” e uma programação pensada para fortalecer práticas institucionais voltadas à garantia não apenas do ingresso, mas da trajetória formativa e da conclusão com sucesso dos cursos ofertados pelo campus. 

A abertura do encontro contou com acolhimento promovido pela Direção de Ensino, seguido de falas institucionais da Direção Geral e da própria Direção de Ensino, marcando o início das atividades formativas. Na sequência, a pró-reitora de Ensino do Ifal, Cledilma Costa, conduziu a palestra “Os Institutos Federais como política pública de acesso pleno e conclusão com êxito profissional e acadêmico”. A gestora situou o papel da Rede Federal na promoção de oportunidades educacionais com foco na inclusão e na qualidade social da educação. Servidores participam da apresentação do plano do Encontro Pedagógico, no auditório da unidade.JPG

Ainda no primeiro dia, a psicóloga  Renata Pires de Oliveira apresentou a Cartilha de Atuação em Situações de Crise, orientando os participantes sobre como atuar como rede de suporte na vida dos estudantes. O período da tarde foi dedicado ao diálogo coletivo sobre a permanência de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas, conduzido pela equipe do Núcleo de Apoio às Pessoas Com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), que reforçou a importância da atuação articulada para garantir condições adequadas de aprendizagem. 

No segundo dia do evento, a programação aprofundou discussões sobre diversidade e pertencimento. A mesa “Gênero e diversidade sexual: um debate sobre acesso, permanência, pertencimento e êxito” reuniu a psicóloga Morgana Costa, os professores Humberto Lima e Cecília Fernanda, com mediação do servidor Dartagnan Macêdo. À tarde, estudantes bolsistas dos projetos de Capoeira e Maracatu protagonizaram a atividade “Acesso, Permanência e Êxito no Neabi: uma perspectiva estudantil”, mediada pelo professor Fabrício Tavares, trazendo vivências e experiências do ponto de vista discente. 

Encerrando o encontro, o terceiro dia foi dedicado à reflexão sobre estratégias pedagógicas que favoreçam a continuidade dos estudos e o sentido do processo formativo. O professor Fabiano Duarte abordou o tema “Êxito dos estudantes: promovendo a oportunidade de continuidade de estudos”.

Em seguida, a professora Fátima Amorim conduziu a palestra “Quando o ensino faz sentido: caminhos para o êxito das/os estudantes da EJA-EPT”, destacando práticas voltadas à Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica. 

Para os participantes, o encontro, ao longo dos três dias, se transformou em um espaço de formação, escuta e construção coletiva e de reafirmação do compromisso do Campus Marechal Deodoro com políticas e práticas pedagógicas que assegurem o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes em suas trajetórias acadêmicas.

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista