Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal Deodoro debate saúde da mulher na campanha Outubro Além do Rosa

Campus Marechal Deodoro debate saúde da mulher na campanha Outubro Além do Rosa

Além da prevenção ao câncer de mama, escola discute outros temas importantes do universo feminino

por Acássia Deliê publicado: 16/10/2018 14h19, última modificação: 16/10/2018 15h03
Exibir carrossel de imagens Campanha conta com apoio da Secretaria da Mulher de Alagoas

Campanha conta com apoio da Secretaria da Mulher de Alagoas

Outubro é mês de debater a saúde feminina. O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Marechal Deodoro entrou na luta pela prevenção ao câncer de mama e ainda ampliou o debate sobre questões relacionadas à mulher. Com a campanha "Outubro Além do Rosa", a escola realiza uma série de atividades ao longo de mês.

Nesta terça-feira (16), a instituição convidou a enfermeira Karla Crystiane para a palestra "Conversando sobre sexualidade". Karla trabalha no PSF (Programa Saúde da Família) do bairro Pedras, em Marechal Deodoro, e participou do evento ao lado da professora Ivanice Borges e da médica Virgínia Canuto, ambas do Ifal. A mesma palestra deu início à campanha no campus, no dia 3 de outubro, com a participação da médica Maria Carolina Santa Rita.

"Temos uma equipe de profissionais qualificada no campus que está acompanhando esse trabalho. Os temas escolhidos são questões sociais que influenciam na permanência dos estudantes na escola. É preciso prevenir o câncer de mama, como é necessário também discutir assuntos como saúde sexual e gravidez na adolescência. É uma forma de orientar estudantes e a comunidade", explica a coordenadora de Assistência Estudantil do Campus, Deise Mendes.

Na semana passada, foi realizado um bate-papo cheio de energia entre estudantes dos cursos técnicos em Guia de Turismo e em Meio Ambiente e a pedagoga Maria Alcina de Freitas, da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas. Com o tema "Feminilidades: maneiras de ser, pensar e existir", a conversa contou também com a presença de Dilma Pinheiro, Miriam Soares e Anne Kellen, todas da Secretaria da Mulher.

A parceria com o órgão estadual continua. No próximo dia 30 de outubro (terça-feira), a mesma conversa será realizada à noite, a partir das 19h, com estudantes dos cursos técnicos em Cozinha e em Hospedagem, da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Setembro Amarelo

O Outubro Além do Rosa dá continuidade aos trabalhos de assistência estudantil realizados pelo DAA (Departamento de Apoio Acadêmico), no Ifal - Campus Marechal Deodoro. No mês passado, profissionais do setor realizaram a campanha "Setembro Amarelo", para prevenir suicídios entre jovens.

Com o apoio do Grêmio Estudantil Nelson da Rabeca, a campanha desenvolveu uma série de palestras, distribuição de material informativo e outras atividades que estimularam estudantes a debater o tema e sensibilizá-los.

Decoração feita pelo estudante Cláudio Santos

Decoração feita pelo estudante Cláudio Santos, do curso superior em Gestão Ambiental, com apoio de amigos