Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal Deodoro debate inclusão educacional de estudantes surdos

Campus Marechal Deodoro debate inclusão educacional de estudantes surdos

Ação foi promovida pelo Napne, dentro da 1ª Semana de Integração

por Acássia Deliê publicado: 23/05/2019 15h50, última modificação: 23/05/2019 15h50
Exibir carrossel de imagens Professor Ítalo fala sobre inclusão de estudantes surdos

Professor Ítalo fala sobre inclusão de estudantes surdos

Ítalo Barbosa é surdo e sempre enfrentou dificuldades para estudar. A falta de intérpretes da Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas escolas e universidades foi o problema mais comum, junto com o despreparo da comunidade escolar para lidar com pessoas surdas. Mesmo assim, conseguiu concluir a graduação em Pedagogia, especializou-se em Libras e hoje é professor da língua na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), onde se dedica a transformar a dura realidade que sempre enfrentou.

Na quarta-feira (22), Ítalo participou da 1ª Semana de Integração do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no Campus Marechal Deodoro, narrou sua trajetória e ajudou professores do instituto a pensarem em novas formas de se relacionarem com estudantes surdos.

“Cada surdo é um surdo. Alguns terão mais facilidade de entendimento, principalmente se a educação básica foi satisfatória, outros terão mais dificuldades. Mas é assim com qualquer outro estudante. O importante é que os professores se empenhem em práticas pedagógicas adequadas para surdos”, explicou Ítalo, na palestra “Acessibilidade e inclusão do aluno surdo”.

A palestra foi organizada pelo Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Marechal Deodoro, formado por profissionais de diversas áreas e dedicado a assistir estudantes que precisam de acompanhamento especializado. Como a escola possui hoje dois estudantes surdos no curso técnico em Meio Ambiente, o Napne realiza uma série de ações para a inclusão educacional deles.

No caso da palestra, a equipe buscou parceria com o Napne do Campus Maceió, que enviou seu coordenador, o professor Max Fontes. Em sua apresentação, Max mostrou os avanços no campus Maceió depois que a escola passou a realizar reuniões com os professores dos estudantes surdos, facilitando o acesso desses estudantes aos conteúdos das disciplinas.

Para o coordenador do Napne no Campus Marechal Deodoro, o técnico em Assuntos Educacionais Tomás Gustavo, foi um momento fundamental para esclarecer dúvidas e incentivar novas abordagens. “O Napne entendeu que seria uma excelente oportunidade de trazer dois profissionais com experiência, especializados em Libras, para contribuir com a inclusão educacional dos nossos alunos surdos. Essa inclusão vai além da presença de intérpretes de Libras na escola. Precisamos de diálogos, articulação, trabalho conjunto e alternativas para que a escola tenha maiores e melhores espaços de integração”, avaliou Tomás.

Equipe do Napne apresenta ações na Semana de Integração