Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal Deodoro abre inscrições para monitorias no Espaço 4.0
conteúdo

Notícias

Campus Marechal Deodoro abre inscrições para monitorias no Espaço 4.0

REMUNERADA E VOLUNTÁRIA

Prazo vai até 11 de maio, para estudantes de cursos técnicos e superiores
publicado: 30/04/2025 22h35, última modificação: 30/04/2025 22h38

Camylle Vitória *

O Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro abriu inscrições, até o dia 11 de maio, para a seleção de monitorias remunerada e voluntária para o novo Espaço 4.0. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados nos cursos  técnicos ou superiores do campus.

Estão sendo ofertadas duas vagas remuneradas e duas vagas para voluntários. O valor da bolsa mensal é de R$ 400, pelo período de sete meses. Para se inscrever, é necessário não possuir outra atividade com bolsa, no âmbito do Ifal, exceto auxílio permanência ou conectividade, para aqueles que concorrerão às vagas disponíveis com bolsa; preencher a ficha de inscrição; apresentar média geral/CRA maior ou igual a 7,0; apresentar cópia dos documentos de identidade e CPF; ter conhecimento básico em Cultura Maker, Robótica educacional, operação de impressoras 3D e operação de CNC laser; e estar disponível para desenvolver a monitoria no horário oposto ao da matrícula regular do curso.

- Clique aqui para fazer sua inscrição.

- Clique aqui para ler o edital completo.

O processo de seleção terá duas etapas: a primeira será uma análise do histórico escolar. Os oito candidatos mais bem classificados passarão para a Etapa 2, que consiste em entrevistas nos dias 15 e 16 de maio. O resultado final será divulgado no dia de 23 de maio de 2025 e ficará disponível nas redes sociais e no site institucional do campus.

O que é o Espaço 4.0?

O Espaço 4.0 é um laboratório inovador que destina-se à promoção de ambiente criativo de inovação com a instalação de contêineres customizados e equipados com modernos recursos tecnológicos, tais como: computadores, impressoras 3D, drones, painéis solares, kits de Robótica, kits de Internet das Coisas, com o objetivo de ofertar cursos de capacitação com ênfase nas tecnologias habilitadores da Indústria 4.0.

É um laboratório de produção criativa, inspirado nos Fab Labs do MIT (Massachusetts Institute of Technology), onde se utilizam os equipamentos disponíveis para produzirem protótipos e soluções para problemas reais demandados pela indústria e pela comunidade. O objetivo do programa é capacitar jovens de 15 a 29 anos, garantindo acesso aos recursos tecnológicos necessários para potencializar as habilidades e competências técnicas, visando aumentar suas perspectivas de ingresso no mundo de trabalho.

*Estagiária sob supervisão da jornalista Acássia Deliê