Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal apresenta projetos de pesquisa e extensão no 1º Conac

Campus Marechal apresenta projetos de pesquisa e extensão no 1º Conac

Congresso foi realizado de 17 a 19 de agosto no Campus Palmeira dos Índios

por Acássia Deliê publicado: 19/08/2016 13h59, última modificação: 19/08/2016 17h02
Exibir carrossel de imagens Estudantes de Marechal apresentaram projetos no Conac

Estudantes de Marechal apresentaram projetos no Conac

O 1º Congresso Acadêmico do Ifal (Instituto Federal de Alagoas) foi marcado pela diversidade de ideias, expostas em mais de 500 projetos apresentados pelos 15 campi do instituto. O Campus Marechal Deodoro teve forte presença no evento, com 15 projetos de pesquisa e 19 ações de extensão, desenvolvidos por professores e estudantes de todos os níveis de ensino.

Um dos projetos levados pelo Campus Marechal é coordenado pelo professor Stoécio Malta. Há cerca de sete anos, produtores de cana-de-açúcar em Alagoas começaram a substituir as plantações por eucalipto. A madeira é usada, principalmente, para produzir móveis e pallets (estrado de madeira normalmente utilizado em transporte de carga). O desafio da pesquisa foi identificar os impactos no solo, causados pela conversão das culturas.

“Alagoas tem um grande potencial para eucaliptos, produzindo mais que a média nacional. Nossa dúvida é se essa é uma cultura sustentável. Até agora, os estudos nas áreas de Atalaia mostraram que o eucalipto traz mais benefícios ao solo do que a cana, que era queimada na colheita. Mas é preciso destacar que são áreas de plantio recentes e precisamos continuar as análises para ter resultados mais consolidados”, explica Stoécio Malta, que apresentou o projeto junto com a estudante do curso superior de Gestão Ambiental, Thamirys Suelle da Silva.

Outro projeto de pesquisa fez uma análise da história dos primeiros festivais universitários de música em Alagoas, na década de 1960. A pesquisa foi apresentada pela estudante do curso técnico de Meio Ambiente, Alanna Santos, com orientação do professor Leonardo Arecippo. “Foi um período muito interessante da nossa história. A pesquisa começou em abril de 2013 e investiga a história desses festivais iniciados em 1968, seus personagens, suas canções, a luta contra a censura”, disse Arecippo.

Proeja com participação ativa no Conac

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos também participaram do Conac com projetos importantes como o clube de leitura e cinema para pessoas da melhor idade. Coordenado pela professora Osineide Cavalcante, o projeto é realizado por estudantes dos cursos de Hospedagem e Cozinha do Campus Marechal, que incentivam a leitura e o interesse pelo mundo literário entre idosas de Marechal Deodoro. “A relevância do projeto é aproximar a instituição da comunidade, bem como melhorar a vida dessas senhoras, uma vez que a leitura melhora a dinâmica de utilização da memória, auxiliando no processo mnemônico”, analisa Osineide Cavalcante.

Clique aqui para ver a lista completa dos projetos de pesquisa apresentadas no Conac pelo Campus Marechal Deodoro. Clique aqui para ver a lista completa dos projetos de extensão.