Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal amplia vagas e inclui todos os inscritos em cursinho pré-Enem; matrículas até dia 25

por Acássia Deliê publicado: 17/06/2019 16h55, última modificação: 17/06/2019 16h55
Líder na Revolta dos Malês

O Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro divulgou, nesta segunda-feira (17), a lista de selecionados para o Cursinho Popular Luiza Mahin, preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Inicialmente, seriam 50 vagas e os candidatos seriam selecionados por sorteio. Mas os coordenadores do curso, junto com a direção da escola, decidiram ampliar o número de vagas para incluir todos os 74 estudantes inscritos.

Agora, todos os inscritos devem se matricular, até 25 de junho, na sala da pós-graduação em Educação e Meio Ambiente do campus, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

O Cursinho Popular Luiza Mahin é um projeto de extensão, coordenado pelo professor Zilas Nogueira e voltado para a comunidade deodorense. O cursinho terá aulas noturnas no Campus Marechal Deodoro, de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h50, a partir do dia 25 de junho. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Instagram @cursinhopopularlm ou no Campus Marechal Deodoro.

Veja a lista de inscritos no cursinho.

Quem foi Luiza Mahin?

Luíza Mahin foi uma mulher negra, retirada da África para ser escravizada no Brasil no século XIX. Foi uma das líderes femininas da Revolta dos Malês, ocorrida em Salvador, no ano de 1835. Sua existência foi narrada pelo filho, o abolicionista Luiz Gama. O destino de Luíza foi incerto, mas a hipótese mais aceita entre historiadoras é que tenha sido presa e morta pelo poder imperial, devido à sua liderança no levante de escravos.